Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 31 de maio de 2022

Subsídio Lição 10 - Nossa segurança vem de Deus


INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo do sermão do monte, analisaremos os ensinos de Jesus sobre o relacionamento de Seus discípulos com os bens materiais e as necessidades quotidianas.
- O discípulo de Jesus confia em Deus.


I - O ENSINO DE JESUS SOBRE OS BENS MATERIAIS


- Na sequência do estudo do sermão do monte, veremos o ensino de Jesus sobre o relacionamento de Seus discípulos com os bens materiais e as necessidades quotidianas.
- Depois de ter falado sobre o relacionamento entre os Seus discípulos e o próximo e o próprio Deus, o Senhor Jesus vai falar sobre a relação entre os cristãos e os bens materiais.
- Por primeiro, notemos que o Senhor Jesus já deixa aqui uma grande lição. Ao falar da vida relacional de Seus discípulos, começa falando da relação com Deus e as pessoas, trazendo os temas da esmola, do jejum, da oração e do perdão, para só depois vir a tratar dos bens materiais.
- As coisas materiais, portanto, estão abaixo, na hierarquia dos valores do reino de Deus, das coisas espirituais e das relações interpessoais. Deus e as pessoas, que são imagem e semelhança de Deus, valem mais do que os bens, do que as coisas.
- Já vemos, neste ponto, uma oposição com o mundo. No sistema controlado pelo príncipe deste século, as coisas valem mais do que as pessoas. Como diz o apóstolo Paulo, o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males (I Tm.6:10) e, como o mundo está no maligno (I Jo.5:19), isto nos mostra que uma das causas dos males no mundo é precisamente este “amor do dinheiro”, este “apego aos bens materiais”.
- Esta distorção já é fruto da pecaminosidade humana que, ao deixar Deus de lado, na crença da mentira satânica da independência do homem em relação ao seu Criador, faz com que também se tenha um desvalor à pessoa humana, precisamente por ser ela imagem e semelhança de Deus. Dominando sobre os homens, o inimigo propala o ódio que tem ao ser humano.
- Além de tratar dos bens materiais no seu devido lugar, o Senhor Jesus, também, vai nos ensinar que não devemos valorizá-las a ponto de nos apegarmos a elas. Pelo contrário, mostra que assim como não devemos buscar a vanglória, mediante a hipocrisia religiosa, devemos menosprezar as riquezas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.