Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 23 de março de 2022

Subsídio Lição 13 - A leitura da Bíblia e a Educação Cristã

 


 

INTRODUÇÃO


- Terminando o estudo da Bibliologia, analisaremos a importância da leitura bíblica para a educação cristã.
- O livro texto da educação cristã é a Bíblia Sagrada.


I – A NECESSIDADE DA LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA


- Terminando o estudo da Bibliologia, ou seja, da doutrina da Bíblia, iremos verificar a importância da leitura da Bíblia para a vida espiritual do cristão, para a sua própria “educação”.
- Quando cremos em Jesus, nascemos de novo (Jo.3:3) e este nascimento se dá por conta da geração que é feita pela Palavra de Deus (I Pe.1:23), pois a fé, que nos dá entrada nesta graça (Rm.5:1,2), vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus (Rm.10:17), como o Senhor Jesus bem nos explica na parábola do semeador (Mt.13:1-23; Mc.4:1-20; Lc.8:4-15).
- Nesta parábola, aliás, o Senhor nos mostra que não só o nascimento, mas o próprio crescimento espiritual depende do cultivo da Palavra de Deus na vida daquele que creu ao ouvir a palavra da verdade (Cf. Ef.1:13) e que, sem a Palavra de Deus, não há como produzirmos o fruto do Espírito (Gl.5:22; Fp.1:11), que é a prova de que realmente fomos salvos por Cristo (Cf. Mt.7:20; Jo.15:16). É a Palavra que nos mantém a sobrevivência espiritual (Mt.4:4; Lc.4:4).
- A leitura da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, deve ser uma constante na vida espiritual diária do cristão. A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e a principal fonte de revelação da vontade de Deus para com o homem. Se queremos ter uma vida de comunhão com Deus, faz-se mister que saibamos qual é a vontade de Deus para com o homem e esta vontade está estampada na Palavra de Deus. Com efeito, Deus é a verdade (Jr.10:10) e a Sua Palavra é a verdade (Jo.17:17), prova de que a Palavra é a principal e completa revelação do Senhor à humanidade (Hb.1:1; Ap.19:13).
- Ponto fundamental para conhecermos o caráter e a vontade de Deus, portanto, é conhecer a Sua Palavra e, por este motivo, Jesus sempre demonstrou que Seu ministério nada mais era senão o cumprimento das Escrituras (Mt.5:17,18; Jo.5:39; Lc.24:44-47), bem como que ensinar a Palavra era, ao lado da pregação do Evangelho, o principal e exclusivo trabalho dos apóstolos na igreja primitiva (At.6:2,4).
- O salmista alerta que a felicidade do homem está em ter prazer na lei do Senhor de dia e de noite (Sl.1:1,2) e, desde o tempo de Moisés, é dito que o segredo da própria vida espiritual é o fato de termos conhecimento e praticarmos, dia-a-dia, a Palavra do Senhor (Dt.6:1-9).
- Lamentavelmente, ao contrário de todas estas passagens das Escrituras que determinam a meditação contínua e incessante na Palavra do Senhor, poucos são aqueles que, dizendo-se crentes em Cristo, dedicam-se ao

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.