Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 8 de março de 2022

Subsídio Lição 11 - Lucas-atos: o modelo pentecostal para hoje

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo da “síntese bíblica”, analisaremos os escritos de Lucas, muito provavelmente o único escritor gentio das Escrituras.
- Os escritos de Lucas mostram a ação do Espírito Santo na Igreja.


I – O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS


- Prosseguindo o estudo da “síntese bíblica”, um resumo dos livros das Escrituras, analisaremos hoje os dois livros de autoria de Lucas, provavelmente o único escritor gentio das Escrituras, já que existe uma discussão sobre a autoria do livro de Jó, a outra única possibilidade que temos de um escritor não israelita no texto sagrado.
- Lucas, o “médico amado” (Cl.4:14), escreveu dois livros: o Evangelho segundo Lucas e Atos dos Apóstolos. Em Atos, vemos, claramente, que Lucas, depois de ter escrito o Evangelho, deliberadamente elaborou uma continuação, que foi o livro de Atos, precisamente para retratar a continuação da obra de Jesus por meio da Igreja que Ele formara.
- Nota-se, portanto, de pronto, que Lucas quis mostrar a continuidade que havia entre o ministério público de Jesus e o trabalho da Igreja, revelando, assim, que o “médico amado”, discípulo que era do apóstolo Paulo, quis mostrar, mediante uma acurada pesquisa histórica, a realidade fática da revelação que teve o apóstolo a respeito da formação deste novo povo de Deus, a Igreja, composta tanto de judeus quanto gentios.
- Ao fazê-lo, Lucas nos traz a compreensão do papel do Espírito Santo na realização desta obra iniciada por Cristo e completada pela Igreja, Seu corpo místico, compreensão esta que mostra como o movimento pentecostal veio resgatar a verdade escriturística da necessidade da plenitude do Espírito Santo para que se cumpra, a contento, o propósito divino para a salvação da humanidade.
- Daí porque a importância de nós, pentecostais que somos, nos determos um pouco mais nestes dois livros para reforçarmos a extrema necessidade que se tem de crer na atuação do Espírito Santo na tarefa cometida à Igreja.
- O Evangelho segundo Lucas, segundo os estudiosos da Bíblia Sagrada, foi o terceiro evangelho a ser escrito, por volta de 58 a 63 d.C., sendo de autoria de Lucas, o médico amado, um dos cooperadores do apóstolo Paulo (Cl.4:14; II Tm.4:11 e Fm.24).
- O texto do Evangelho, em momento algum, diz que a autoria é de Lucas, o que se percebe pelas inferências. Com efeito, o evangelho se apresenta como um tratado dirigido a Teófilo, uma pessoa “excelente” (Lc.1:3),

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.