Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 29 de março de 2022

Subsídio Lição 1 - O Sermão do Monte: O caráter do Reino de Deus

 


 

A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE


Após termos estudado a Bíblia Sagrada, neste início do novo currículo da Escola Bíblica Dominical, que é o texto base de nossos estudos, teremos um trimestre doutrinário, onde estaremos a nos aprofundar no “sermão do monte”, que é, por muitos, conhecido como “a lei do reino de Deus”, o conjunto de ensinamentos que Jesus deu em um monte, registrado pelo evangelista Mateus, e que contém a chamada “doutrina cristã”.


O “sermão do monte” contém uma síntese dos ensinos de Jesus, revelando como deve ser o caráter e a conduta dos Seus discípulos, tanto que faz um nítido aprofundamento da “lei de Moisés”, a ponto de muitos mestres judaicos, até os dias de hoje, considerarem que, neste sermão, Jesus Se apresenta realmente como Deus, suplantando a Torá, o que, para eles, que não reconhecem Cristo como o Messias, é o motivo suficiente para rejeitá-l’O.
De qualquer modo, isto nos mostra que até os judeus admitem que, no “sermão do monte”, encontramos a verdadeira “lei do reino de Deus”, as bases de toda a doutrina de Jesus Cristo, o que faz com que tenhamos, neste sermão, as bases da nossa própria vida cristã, pois ali se mostra, claramente, como deve viver alguém que se diz discípulo do Senhor Jesus.


Por isso mesmo, o “sermão do monte” é chamado de “sermão doutrinário”, porque contém a síntese da doutrina cristã, mas também de “sermão ético”, porque é nele, como em nenhum outro lugar, que o Senhor Jesus diz como deve ser o comportamento dos Seus discípulos, da Sua Igreja.


Não é por outro motivo, aliás, que o título do nosso trimestre é “os valores do reino de Deus”, porque, ao estudarmos o “sermão do monte”, estaremos analisando como deve ser o caráter de cada um de nós, quais as virtudes que devemos ter, qual o comportamento, a conduta que devemos ter diante dos homens, como testemunhas de Cristo num mundo perdido, sem Deus e sem salvação.


O subtítulo do trimestre, por fim, mostra que, como se trata de Palavra de Deus, de ensino do próprio Jesus para os Seus discípulos, o “sermão do monte” é um conjunto de ensinamentos que é de grande importância para todos quantos queiram servir a Jesus e com Ele reinarem para todo o sempre na eternidade.


O sermão foi proferido para os discípulos de Cristo e, portanto, é relevantíssimo para a Igreja, que é o povo que, neste mundo, crê no Senhor Jesus.
Após uma lição introdutória, em que se analisa o sermão do monte como um todo, mas sem deixar de já analisar o seu introito, o chamado “sermão das bem-aventuranças” (Mt.5:1-12), temos uma análise seguida do sermão, de modo que não podemos propriamente falar em “blocos do

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.