Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Subsídio Lição 13: O cativeiro de Judá

 


 

INTRODUÇÃO

 
- Concluindo o estudo dos livros dos Reis, estudaremos o cativeiro de Judá.


- O cativeiro de Judá deu início ao “tempo dos gentios”.


I OS REINADOS DE JOACAZ, DE JEOAQUIM E DE JOAQUIM


- Estamos a concluir o estudo dos livros dos Reis e, nesta última lição, estudaremos o cativeiro de Judá.


- Entretanto, tendo em vista que temos um pequeno salto cronológico, faz-se mister vermos, ainda que sucintamente, os fatos que se deram entre a morte de Josias, onde deixamos a história de Judá na lição anterior, até o cativeiro, um período de 23 anos.


- Josias foi morto em batalha quando foi enfrentar o exército de Faraó Neco, que se dirigia para o importante embate contra Babilônia, na batalha de Cárquemis, que definiria o início do império mundial babilônio, o primeiro dos impérios do que denominamos “tempo dos gentios”, o tempo em que Israel ficaria sob o domínio de nações estrangeiras, sem independência política.


- Com a morte de Josias, o povo, sempre fiel à casa de Davi, tomou o filho de Josias, chamado Joacaz ou Jeocaz, que tinha 23 anos de idade, e o fez rei. Entretanto, este novo rei somente ficou no trono por 3 meses, pois Faraó Neco o prendeu, não concordando que reinasse sobre Judá, tendo, ainda, imposto sobre os judaítas um tributo de cem talentos de prata (que corresponde, em valores de 11 de maio de 2021, a R$ 13.816.800,00) e um talento de ouro (que corresponde, em valores de 11 de maio de 2021, a R$ 9.349.065,00)
(II Rs.23:33).


- Como se isto fosse pouco, Faraó Neco escolheu outro filho de Josias, Eliaquim, para que reinasse sobre Judá, tendo-lhe mudado o nome para Jeoaquim (II Rs..23:34).


- A derrota militar dos judaítas já mostrava todas as suas consequências. Pela vez primeira na história de Judá, um rei estrangeiro destronava um rei e punha outro de sua escolha. Tinha-se aqui um eloquente sinal de que se começavam a cumprir as profecias que, já há alguns anos, haviam sido ditas ao povo de Judá, que, se eles não se arrependessem, haveriam de perder a Terra Prometida.

 
- Judá começava a perder a sua independência política, tendo um rei escolhido por um monarca estrangeiro e que estava a pagar tributos na sua própria terra. Era o mesmo caminho que já havia sido percorrido pelo reino do norte. Era um nítido aviso divino que confirmava tudo quanto estava sendo vaticinado pelos profetas.  

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.