Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Subsídio Lição 12: O reinado de Josias

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos o reinado de Josias.
- Josias foi o último rei fiel de Judá.


I – OS REINADOS DE MANASSÉS E AMOM


- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos o reinado de Josias, em mais um salto cronológico, não tão grande quanto da lição anterior, já que agora o período saltado é de 57 anos, abrangendo apenas dois reinados, de Manassés e de Amom.


- Deixamos a história de Judá na lição passada com a morte de Ezequias, que o texto sagrado diz ter sido o rei que mais próximo esteve do Senhor em toda a história judaíta (II Rs.18:5).


- No entanto, como ninguém é perfeito, vimos que Ezequias teve duas falhas: o ativismo, que o fez esquecer-se da sua vida familiar, tanto que, doente e avisado que morreria, chorou muitíssimo, em especial porque não tinha ainda herdeiro para dar seguimento à linhagem real.


- Como podemos afirmar isso? Simples. Deus deu a Ezequias mais quinze anos de vida naquela oportunidade (II Rs.20:6) e, quando morreu, seu filho Manassés assumiu o trono com doze anos de idade (II Rs.21:1). Portanto, ao tempo da cura, Ezequias não tinha ainda filhos e, observemos, demorou ainda três anos para que tivesse descendência.


- Esse ativismo que fez com que Ezequias descuidasse de sua vida familiar explica porque seu filho Manassés será o mais ímpio de todos os reis de Judá, a ponto de ser considerado mais pecador do que os próprios habitantes primitivos de Canaã (II Rs.21:9). Manassés não teve uma educação doutrinária no seio familiar e isto foi fatal não só para ele mas para todo Judá, pois foi por causa de Manassés que o Senhor resolveu levar Judá para o cativeiro (Jr.15:4).


- Esta falha na educação doutrinária doméstica temos presenciado em nossos dias e de modo preocupante na Igreja. Os pais, a quem comete, em primeiro lugar, o ensino da doutrina bíblica (Ef.6:4), tem negligenciado isto e permitido, inclusive, que as escolas e a mídia, moldadas num sistema anticristão, façam este “serviço” em lugar deles. O resultado é que nossas crianças, adolescentes e jovens estão cada vez mais envolvidos com o mundo, distanciando-se da sã doutrina. Na Europa e Estados Unidos, as igrejas estão fechando por falta de

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.