INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos hoje a destruição do reino do Norte, o reino de Israel, levado cativo para a Assíria.
- O reino de Israel é exemplo das consequências de quem rejeita o conhecimento de Deus
I – A ANARQUIA MILITAR AO TÉRMINO DA HISTÓRIA DO REINO DO NORTE
- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos a destruição do reino do Norte, o reino de Israel.
- Temos um novo salto cronológico neste breve estudo dos livros dos Reis, pois deixamos o reino de Israel ainda sob o governo de um filho de Acabe, Jorão, na lição 8.
- Consoante havia sido dito pelo Senhor ainda ao profeta Elias, no monte Horebe, o Senhor destronaria a casa de Onri, tendo em vista a sua atitude de fomentar e institucionalizar o culto a Baal e a Aserá, por intermédio de Jeú, filho de Ninsi (I Rs.19:16), mas tal destituição se daria somente após a morte de Acabe, já que ele havia se humilhado diante do Senhor (I Rs.21:29).
- Foi exatamente o que ocorreu. No décimo segundo ano do reinado de Jorão, ou seja, 14 anos após a morte de Acabe, houve uma guerra entre Israel e a Síria, já então governada por Hazael, que havia sido ungido rei da Síria pelo próprio profeta Eliseu (II Rs.8:11-13). Nesta guerra, Jorão foi gravemente ferido, sendo retirado do campo de batalha e levado para Jezreel (II Rs.8:29).
- Estando Israel sobremodo enfraquecido pela derrota militar, Eliseu manda que um dos filhos dos profetas fosse até Ramote-Gileade e lá ungisse a Jeú, um general do exército de Israel, como novo rei. Jeú é ungido e, ante a mensagem recebida do profeta, inicia a tomada do poder, tendo, então, matado a linhagem real, inclusive o rei de Judá, Acazias, que também era neto de Acabe, que tinha vindo visitar o rei Jorão. Jeú também matou Jezabel e exterminou o culto institucional a Baal e Aserá em Samaria, dando, assim, início à quarta dinastia do reino de Israel (II Rs.9,10).
- Apesar de todo este zelo para com o Senhor, Jeú não pôs fim aos “pecados de Jeroboão”, mantendo os cultos dos bezerros de ouro, motivo pelo qual o Senhor disse que a sua dinastia se estenderia somente até a quarta geração (II Rs.10:29-31).
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