Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Subsídio Lição 1 - O mundo do apóstolo Paulo

 


I O TEMPO DO APÓSTOLO PAULO

- Neste trimestre, estaremos a estudar a vida e o ministério do apóstolo Paulo, este gigante espiritual que se constitui na principal personagem do Novo Testamento depois de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


- Além de ter escrito a maior parte dos livros do Novo Testamento, 13 ou 14 livros, dependendo da posição que se tenha quanto à autoria da epístola aos hebreus, é o apóstolo a figura central do período apostólico, como
vemos no livro de Atos dos Apóstolos, por ter sido a peça utilizada pelo Senhor Jesus para transformar a fé cristã de uma seita judaica em uma religião universal.

- Como nos ensina a física, quando falamos do universo em que vivemos e de que nosso mundo faz parte, são duas as variáveis com que temos de lidar: o tempo e o espaço, que Alberto Einstein (1879-1955) entendeu ser, na verdade, uma só grandeza, o espaço-tempo. Então, para falarmos do mundo do apóstolo Paulo, teremos de verificar o tempo e o espaço.


- A Divina Providência já havia preparado o mundo para a chegada do Filho de Deus a este mundo. Como se demonstra pelas próprias profecias bíblicas, notadamente as revelações dada a Daniel, após o fracasso espiritual de Israel, que o levou à perda da Terra Prometida, iniciou-se o que se costuma denominar de “tempo dos gentios”, ou seja, um período em que o povo de Israel ficaria sob o domínio dos gentios, numa sequência de impérios mundiais, o que somente findará quando o próprio Cristo vier a reinar sobre o povo israelita, ocasião em que Israel se tornará a potência mundial, o que ocorrerá por ocasião do reino milenial.


- A perda da independência política por parte dos israelitas, entretanto, eles próprios já reduzidos em população ante o desaparecimento das dez tribos do antigo reino do norte, o que fez com que, inclusive, os israelitas passassem a ser chamados de “judeus” (II Rs.16:6; 25:5; Et.2:5), não significou, como talvez tenha até pensado o jovem Daniel quando mandado para o exílio em Babilônia, a frustração do cumprimento das promessas
messiânicas.


- Muito pelo contrário, a partir da perda da Terra Prometida, inicia-se a sequência dos impérios mundiais, como se verifica na interpretação do sonho dado ao rei Nabucodonosor, interpretado por Daniel (Dn.2), sob o domínio dos quais ficariam os filhos de Israel até a vinda do Messias (Ne.9:36,37).


- A partir de então, Deus começa a preparar o mundo para a chegada do Messias, providenciando uma sequência de impérios mundiais que trouxessem uma uniformização político-econômico-social a fim de facilitar a divulgação da mensagem da salvação da humanidade na pessoa de Cristo Jesus, já que a rebeldia humana na torre de Babel havia causado a proliferação de nações e uma natural dificuldade de disseminação de uma mensagem universal como era o Evangelho.


- Era este o tempo em que nasceu e viveu o apóstolo Paulo, que é, aliás, o mesmo tempo em que o próprio Jesus exerceu o Seu ministério terreno, ministério porém que ficou restrito às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt.15:24), ovelhas estas que rejeitaram o seu Senhor (Jo.1:11), mas, que apesar de tal rejeição, foi feito Senhor e Cristo (At.2:35), devendo, por isso mesmo, ser anunciado a toda criatura (Mc.16:15), o que, entretanto, só será bem compreendido por Paulo, que foi o vaso escolhido por Deus para iniciar efetivamente esta missão (At.9:15).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.