INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do período da formação da Comunidade do Segundo Templo para daí extrairmos
lições sobre avivamento espiritual, analisaremos hoje a reconstrução dos muros de Jerusalém, nos dias de
Neemias.
- A reconstrução do templo de Jerusalém é resultado de um avivamento espiritual.
I – JERUSALÉM NÃO É RECONSTRUÍDA
- Deixamos o povo judeu na lição passada num momento de êxtase espiritual, em que se concluíram as obras
do Segundo Templo, tendo, enfim, os israelitas, novamente, seu lugar de adoração a Deus.
- Conforme nos fala Flávio Josefo, Zorobabel havia obtido do rei Dario a autorização para reconstruir o
Templo de Jerusalém e a cidade de Jerusalém..
OBS: Eis o trecho da narrativa de Josefo: “...Zorobabel respondeu-lhe que não lhe pedia outra graça, que cumprir o voto que havia feito, caso
fosse elevado à dignidade da coroa, de mandar reconstruir Jerusalém, restaurar o Templo de Deus e reconstruir todos os vasos sagrados, que o
rei Nabucodonosor tinha mandado tirar e levar para Babilônia. O rei então levantou-se do trono, com rosto alegre, beijou Zorobabel e ordenou
que se escrevesse aos governadores de suas províncias, que o ajudassem, e aos que o acompanhavam na viagem que ia fazer, a reconstruir o
Templo de Jerusalém. Deu também ordem aos magistrados da Síria e da Fenícia que mandassem cortar cedros sobre o monte Líbano, para levar
a Jerusalém e ajudassem aos que iam reconstruir a cidade.…” (Antiguidades Judaicas XI.4, 439. In: História dos hebreus. Trad. de Vicente
Pedroso, v.1, p.236).
- No entanto, não se sabe porque, Zorobabel não deu início a tal reconstrução. Após a celebração da
Páscoa que como que completou as comemorações pelo reinício do templo, o texto sagrado nada mais fala a
respeito e somente vai cuidar, na sequência, no capítulo 7 do livro de Esdras, da ida de Esdras para
Jerusalém, o que aconteceu, 57 anos depois, segundo os cronologistas bíblicos Edward Reese e Frank
Klassen.
- Flávio Josefo, depois de falar da celebração da Páscoa, diz que houve mudança no tipo de governo entre os
judeus, com os sumo sacerdotes passando a governar auxiliados pelo Sinédrio, numa forma de governo
aristocrático. Dá-se a entender, então, que Zorobabel deixou de governar e não levou avante a reconstrução
de Jerusalém.
- O templo estava reconstruído e os judeus, então, ficaram satisfeitos com a reedificação do templo,
não se preocupando em reconstruir a cidade de Jerusalém, o que era fundamental, até para que se desse
a devida segurança ao templo.
- Jerusalém tinha sido completamente destruída e queimada pelos babilônios e, mesmo tendo o Templo sido
reconstruído, como a cidade não foi reedificada, tinha-se um lugar inseguro para se morar. Além do mais,
Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.