Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Subsídio Lição 9 - Como vencer as oposições à obra de Deus


 

INTRODUÇÃO 

- Na sequência do estudo do período da formação da Comunidade do Segundo Templo para dele tirarmos lições sobre avivamento espiritual, estudaremos hoje o capítulo 4 do livro de Neemias, onde Neemias relata como enfrentou a oposição dos inimigos à reedificação dos muros de Jerusalém.

 - No relato de Neemias, temos um belo exemplo de que como devemos enfrentar os inimigos da obra de Deus. I 

– OS INIMIGOS DA REEDIFICAÇÃO DE JERUSALÉM LEVANTAM-SE CONTRA A OBRA 

- Na sequência do estudo do período da formação da denominada Comunidade do Segundo Templo, estudaremos o capítulo 4 do livro de Neemias, que se une à narrativa do capítulo 2, já que, Neemias abre um parêntese para falar e honras os reedificadores, antes mesmo de relatar a angústia da reedificação dos muros, pondo o ser humano no lugar de dignidade que o Senhor estabeleceu na própria criação. - Ao término do capítulo 2, Neemias relatara que, ao saber da disposição do povo de Judá em reconstruir os muros, logo se levantaram os inimigos. Sambalate, o horonita; Tobias, o servo amonita e Gesem, o arábio, zombaram dos judeus e os desprezaram, indagando o que era que estavam os judeus a fazer e os acusando de se rebelar contra o rei, ao que Neemias respondeu dizendo que seria o Deus dos céus quem faria os judeus prosperarem e que os judeus se levantariam e edificariam e que os inimigos não tinham parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém (Ne.2:19,20). 

- O primeiro dos inimigos dos judeus era Sambalate, o horonita. Seu nome já aponta a sua origem gentílica, pois significa “o deus lua, sim, deu a vida”, a revelar que seus pais eram adoradores do “deus lua”, um dos muitos deuses adorados pelos povos que tinham ido habitar a região outrora ocupada pelas dez tribos israelitas que haviam sido levadas cativas pelo rei da Assíria (II Rs.17:24-41) e que foram a origem dos “samaritanos”. 

- Sambalate é designado pelas Escrituras como sendo “horonita”, a indicar que era de “Horon”, cidade cuja identificação é objeto de celeuma entre os estudiosos da Bíblia. “…Alguns pensam que a sua raiz é BeteHorom, ao passo que outros sugerem Horonaim. (…). Se Bete-Horom é a suposição correta, então Sambalate era samaritano, mas, se devemos pensar em Horonaim, então ele seria um moabito. Josefo o chamou de quteano, de onde vieram os samaritanos (Antiguidades Judaicas 11:7,2)…” (CHAMPLIN, R.N. Horonita. In: Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia, v.3, p.163). A origem obscura de Sambalate traznos uma preciosa lição sobre o inimigo da obra de Deus, que sempre vem disfarçado (II Co.11:14), que jamais se apresenta claramente, já que é o pai da mentira (Jo.8:44). Tomemos, pois, cuidado, amados irmãos!

- Tobias, por sua vez, cujo nome significa “Javé é Deus”, era amonita, ou seja, natural de Amom, reino limítrofe ao de Israel, povo descendente de Benami, um dos filhos de Ló que teve em incesto com suas próprias filhas (Gn.19:20). Os amonitas eram proibidos de entrar mesmo no átrio do tabernáculo ou do templo (Dt.23:3), uma vez que sempre foram hostis a Israel, tendo se unido aos amalequitas neste intento (Jz.3:13). Se Sambalate foi moabita, sobre ele também recaía esta proibição (Dt.23:3). - Gesem, o arábio, cujo nome significa “chuva”, completava o trio de inimigos dos judeus. Como arábio, Gesem era descendente de Ismael, o rival de Isaque, aquele que o próprio Deus disse que não desfrutaria da mesma herança do “filho da promessa” (Gn.21:8-13).

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.