Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 28 de julho de 2020

Subsídio Lição 5 - Zorobabel recomeça a construção do templo




INTRODUÇÃO 
- Na sequência do estudo do período da formação da “Comunidade do Segundo Templo” como exemplo de avivamento para nossos dias, veremos a retoma da reconstrução do templo, narrada em Esdras 5 e 6. - O templo só foi reconstruído porque ocorreu um despertamento espiritual mediante a ação dos profetas Ageu e Zacarias. 

I – DEUS LEVANTA AGEU E ZACARIAS PARA DESPERTAR O POVO - Deixamos o povo de Judá entorpecido espiritualmente após a ação violenta dos samaritanos que impediu a continuidade das obras do templo, numa intimidação que paralisou os judeus, que, assim, passaram a cuidar única e exclusivamente de suas vidas, abandonando a reedificação da casa do Senhor, que tinha sido o motivo principal de seu retorno para a Terra Prometida. - O povo acomodou-se com aquela situação e, de igual modo, Zorobabel, que era o governador, que não procurou reverter a situação, apesar de ter uma ordem do rei Ciro pra a construção do templo, bem como ser a ordem do rei Cambises II uma ordem provisória que, portanto, comportava uma alteração. - A história registra que Cambises II reinou 6 anos, tendo morrido em Damasco, quando regressava do Egito, que havia conquistado. Após a sua morte, houve uma luta pelo poder na Pérsia, com os magos governando durante um ano, com o que não concordaram os nobres persas que acabaram por eleger como rei a Dario, filho de Histaspe, que era pessoa próxima de Zorobabel. 

OBS: Estes fatos são narrados por Flávio Josefo: “...Cambises reinou só sesi anos e morreu em Damasco, ao seu regresso do Egito, que havia subjugado. Os magos, depois de sua morte, governaram o reino, durante um ano, com poder absoluto. Mas os chefes das sete principais famílias da Pérsia depuseram-nos e elegeram para rei, de comum acordo, Dario, filho de Histaspe....” (Antiguidades Judaicas, XI.3, 438. In: História dos hebreus. Trad. de Vicente Pedroso, v.1, p.235). - Entretanto, Deus não começou a agir somente com este mudança de governo, pondo alguém a quem Zorobabel tinha acesso, mas, também, já tinha começado a mostrar ao povo o Seu desagrado com a atitude tomada por eles de desprezo às coisas de Deus. - O profeta Ageu é quem nos dá conhecimento do que Deus começou a fazer para procurar despertar os judeus. Diz-nos o homem de Deus que os judeus começaram a ter colheitas pequenas e a padecer dificuldades econômico-financeiras (Ag.1:6). 
- O povo havia retornado à Terra Prometida e, por conseguinte, voltara a valer o pacto firmado com Deus nos montes Ebal e Gerizim (Dt.27; Js.8:30-35), o chamado “pacto palestiniano”, no qual um dos primeiros sinais que Deus dava ao povo de que eles estavam a desobedecer-Lhe era a destruição das sementeiras, a perda da produtividade da terra (Lv.26:16; Dt.28:22).


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.