Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 21 de julho de 2020

Subsídio Lição 4 - A construção do templo enfrentou oposição




INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo da formação da “Comunidade do Segundo Templo” para extrairmos lições sobre avivamento, estudaremos o capítulo 4 de Esdras. - O avivamento não exclui a oposição do mundo ao povo de Deus. 

– A MOVIMENTAÇÃO DOS INIMIGOS DO POVO DE DEUS - Deixamos a lição anterior num momento singular por que passava o povo de Deus. Os judeus haviam retornado para a sua terra depois de 70 anos e visto a fidelidade do Senhor, que mantivera a terra deserta por 70 anos, não permitindo que ninguém a ocupasse, bem como cumprindo à risca a profecia de Jeremias.
 - Quando da chegada dos judeus, porém, logo perceberam eles que, apesar da proteção divina que permitiu o descanso da terra de seus sábados, os povos vizinhos não eram amistosos, não ficaram contentes com o retorno dos exilados. 
- Logo no início da reocupação, já houve uma movimentação destes povos a demonstrar seu desagrado, tanto que veio pavor sobre os judeus (Ed.3:3), pavor que, como vimos, levou o povo a voltar a priorizar as coisas de /Deus e a se reunir como um só homem em Jerusalém para renovar o altar e, mais do que isto, iniciar a reconstrução do templo. 
- Vemos, de pronto, que, embora não tenha o condão de impedir as ações divinas, a oposição ao povo de Deus é uma realidade sempre presente. As nações que viviam à volta de Judá não tinham podido ocupar a terra deixada pelos judaítas, não porque não a quisessem, mas única e exclusivamente porque Deus não o permitiu. 
- O povo de Deus aqui na Terra, por definição, é odiado pelo mundo. Que é o mundo? É o sistema comandado por Satanás, sistema este que está no maligno (I Jo.5:19), onde está o império da morte (Hb.2:14), ou seja, onde todos estão separados de Deus, sob o domínio do pecado (Jo.8:34), indo de mal a pior (II Tm.3:13), numa corrupção generalizada. 
- Sendo este sistema comandado por Satanás, que é o inimigo de Deus, temos que o mundo é, também, inimigo de Deus, tanto que as Escrituras nos dizem que quem se constitui em amigo do mundo, por esse fato se torna inimigo de Deus (Tg.4:4). 
- Assim, a partir do momento que Israel, no monte Sinai, aceitou a proposta divina de se tornar propriedade peculiar de Deus dentre todos os povos (Ex.19:5,6), passou a ser alvo do mundo, que, a partir de então, sempre se movimentou no intuito de destruir Israel como povo, o que prosseguirá até a redenção de Israel na 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.