Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Subsídios LIÇÃO Nº 8 – EDIFICADOS SOBRE OS FUNDAMENTOS DOS APÓSTOLOS E PROFETAS




INTRODUÇÃO - Dando continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos hoje Ef.2:19-22.

- A igreja é edificada sobre Cristo e a Sua doutrina.

I – CONCIDADÃOS DOS SANTOS E FAMÍLIA DE DEUS

- Na sequência do estudo da carta de Paulo aos efésios, prosseguimos na apresentação que o apóstolo faz aos seus destinatários a respeito deste povo que se formou com a obra salvífica de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

- Depois de ter aguçado a “grata memória” dos efésios, a fim de que eles dessem o devido valor à sua salvação, pela qual haviam se tornado “novo homem” (Ef.2:15), obtendo a reconciliação por meio de Cristo e de Seu sacrifício vicário (Ef.2:16) e, em consequência, passado a ser parte integrante do novo povo de Deus (Ef.2:4), o apóstolo passa a trazer ao conhecimento de seus leitores como era a estrutura deste povo que tinha acesso ao Pai em um mesmo Espírito, que se aproximou de Deus pelo sangue de Cristo.

- Por terem agora acesso ao Pai e não estarem mais longe de Deus, tendo sido reconstituída a amizade com Deus, este novo homem, este novo povo não era mais estrangeiro, mas concidadão dos santos.

- Os gentios eram, antes, “estranhos aos concertos da promessa”, ou seja, eram estrangeiros, pessoas mantidas à margem da lei, do governo, dos direitos e de tudo que significava um “modus vivendi” de acordo com os parâmetros e princípios estabelecidos pelo Criador.

- Para bem compreendermos esta descrição, faz-se preciso utilizar-se do conceito de nação tal como expresso pelos ensinos tradicionais da geografia e de outras áreas das ciências humanas. Nação é o conjunto de pessoas que compartilham de uma mesma cultura, ou seja, de uma mesma maneira de viver, tendo os mesmos costumes, a mesma língua, os mesmos hábitos, as mesmas leis e tradições.

- As nações surgiram quando do episódio da torre de Babel, quando a comunidade única pós-diluviana foi desfeita ao se rebelar contra Deus, que confundiu as línguas e, assim, impedindo a comunicação, fez com que cada grupo que podia se comunicar se separasse dos demais e se espalhasse sobre a face da Terra, criando, cada uma, seus próprios hábitos, costumes, tradições e lei, conforme o local que ocupavam para ali sobreviver.

- Pois bem, estas nações, que são as gentes, os gentios, aos quais depois se acrescentou Israel, formada por Deus a partir de Abraão, em virtude da obra de Cristo, deram origem a uma nova nação, a Igreja, este corpo formado da união de gentios e de judeus, que superou a separação decorrente do pecado, ante o sacrifício 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
 
 
https://drive.google.com/file/d/1LCcA6_oodhJ24dqSJ-f1CHEspvaNTdKA/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.