Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 12 de maio de 2020

Subsídio LIÇÃO No 7 – CRISTO É A NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS





INTRODUÇÃO - Em continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos hoje o trecho de Ef.2:13-18.

- Jesus reconciliou-nos com Deus.

I – JESUS APROXIMA-NOS DE DEUS PELO SEU SANGUE

- Em continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.2:13-18, que é a continuação do exercício de “grata memória” que o apóstolo quer que os seus destinatários realizem, a fim de se conscientizarem da grandiosidade da salvação na pessoa de Cristo Jesus.

- Após descrever a triste condição dos gentios sem Deus, numa “separação completa” das coisas celestiais e divinas, Paulo usa, novamente, da conjunção subordinativa adversativa “mas” para indicar uma completa modificação da situação, para revelar como Deus é capaz de nos levar a uma circunstância oposta.

- Aqueles que, outrora, estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, estanhos aos concertos da promessa, agora, no presente estado, encontram-se em Cristo Jesus (Ef.2:13).

- “Estar em Cristo” é uma expressão recorrente nos escritos paulinos, conquanto não seja algo que tenha sido revelado pelo Espírito Santo especialmente ao apóstolo dos gentios. Nas Suas últimas instruções, o Senhor Jesus também Se utiliza dela algumas vezes (Jo.14:20; 15:2,4-7; 17:21,23).

- Trata-se de uma expressão que demonstra a unidade que existe entre Jesus e os Seus discípulos. Jesus diz que devemos estar n’Ele como Ele está no Pai (Jo.14:20) e isto significa unidade (Jo.17:21,23), pois Cristo fez questão de dizer que Ele e o Pai eram um (Jo.10:30; 17:22).

- “Estar em Cristo”, portanto, é “ser um com Jesus” e somente somos um com o Senhor quando passamos a não mais viver mas a Ele viver em nós (Gl.2:20), quando renunciamos a nós mesmos (Lc.14:33), passando a realizar a Sua vontade, vontade esta que se torna a nossa comida, ou seja, a razão da nossa sobrevivência (Jo.4:34).

- Para nos tornarmos um com Jesus, que é o Santo de Deus (Lc.1:35; 4:34), é absolutamente necessário que tenhamos os nossos pecados perdoados, pois o pecado faz divisão entre nós e Deus (Is.59:2) e o Senhor Jesus, como sabemos, é Deus (Jo.8:58; 10:33).

- Por isso, para que haja esta comunhão com Cristo e, por conseguinte, com Deus, faz-se absolutamente necessário que os nossos pecados sejam retirados, pois, se isto não acontecer, nunca 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


https://drive.google.com/file/d/12YjADUWThRNwksqDB24_UwtxjRwvOoSr/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.