Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 5 de maio de 2020

Subsídio LIÇÃO Nº 6 – A CONDIÇÃO DOS GENTIOS SEM DEUS




INTRODUÇÃO - Em continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, analisaremos o trecho de Ef.2:11-13.

- Os gentios são um povo sem esperança e sem Deus no mundo.

I – QUEM SÃO OS GENTIOS

- Em continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.2:11-13.

- O apóstolo acabou de nos mostrar que Deus nos vivificou, por Sua riquíssima misericórdia, salvando-nos pela graça, para que para sempre O glorifiquemos, a partir desta dimensão terrena, fazendo boas obras aqui.

- Esta glorificação a Deus não deve apenas se dar pela prática de boas obras nesta dimensão terrena, mas Paulo nos mostra que devemos nos lembrar da nossa condição pecaminosa, pois advirá daí uma imensa gratidão, que nos fará glorificar cada vez mais ao Senhor. É preciso que tenhamos uma “grata memória”.

- Como afirma João Crisóstomo (347-407): “…É costume de todos nós, quando fomos levantados de uma profunda humilhação, ou promovidos ainda mais alto, perder até a memória do nosso estado anterior, à medida que nos acostumamos à nossa glória atual. Daí as seguintes palavras: "Portanto, lembrai-vos". - "Portanto", entenda, pois, que fomos criados para boas obras. Não é preciso mais nos convencer a praticar a virtude. "Lembre-se". Basta esta memória para nos inspirar com gratidão a nosso Benfeitor.…” (Sobre Efésios – Homilia 5 – Ef.2:11-16. Cit. Ef.2:11-22, n. 500. Disponível em: http://www.clerus.org/bibliaclerusonline/pt/index.htm Acesso em 19 fev. 2020) (tradução pelo Google alterada por nós de texto em francês).

- Paulo afirma que, antes, éramos gentios na carne (Ef.2:11). Paulo lembra aqui o fato de que os gentios se distinguiam dos judeus pela circuncisão, este sinal que Deus estabelecera na carne com Abraão, a fim de que todos se lembrassem que os filhos de Abraão, haviam sido formados para ser um povo especial de Deus, para que, por este povo, viesse o Messias que salvaria a humanidade.

- Num primeiro instante, parece que Paulo está aqui trazendo a lume algum resquício de seu antigo farisaísmo (At.23:6; 26:5), querendo mostrar uma eventual superioridade dos judeus em relação aos gentios, gentios que compunham a igreja de Éfeso.

- Afinal de contas, como afirma o pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes: “…Dois fatos importantes acerca dos gentios são destacados pelo apóstolo Paulo: Em primeiro lugar, os gentios eram objeto de desprezo pelos judeus (2:11) (…) Em segundo lugar, os gentios eram espiritualmente falidos (2:12).…” 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
https://drive.google.com/file/d/1LfSyPDQAD5-NqMkgu0EyisMOePERzzzg/view?usp=sharing
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.