Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Subsídio LIÇÃO Nº 9 – O MISTÉRIO DA UNIDADE REVELADO





INTRODUÇÃO  - Na sequência do estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.3:1-13.

- Somos um em Cristo.

I – O MISTÉRIO DE CRISTO - Na sequência do estudo da carta de Paulo aos efésios, depois de o apóstolo ter dito aos crentes que eles, embora fossem gentios, faziam parte de um novo povo, povo este que está em Cristo e que é edificado sobre Jesus para ser templo santo no Senhor e ser morada de Deus no Espírito, veremos o que o apóstolo fala sobre a dispensação da graça de Deus.

- Como afirma o pastor Elienai Cabral, consultor teológico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus: “…Nos dois primeiros capítulos de Efésios, a Bíblia revela a profundidade do pecado e a sua libertação mediante a obra expiatória de Cristo, destacando a Sua obra maravilhosa da formação de um novo povo, derrubadas as diferenças entre judeus e gentios. A Igreja, formada dentre as nações, é o novo povo de Deus. No capítulo 3, o apóstolo se apresenta como despenseiro da graça de Deus na revelação do grande mistério que é a Igreja…” (Efésios – a igreja nas regiões celestiais – aluno - 4. trimestre de 1999, p.28)

- Paulo mostra-nos que estamos a viver um tempo do plano de Deus para a salvação dos homens em que é revelado “o mistério de Cristo”, ou seja, de que os gentios são coerdeiros de um mesmo corpo e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.

- Temos aqui a utilização da expressão “dispensação”, em grego, “oikonomia”, passagem que foi importante para a definição do chamado “dispensacionalismo”, uma leitura das Escrituras que vê, no plano da salvação, diversos períodos em que o Senhor vai Se revelando progressivamente ao homem e submetendo o homem a regras e parâmetros que, dada a imperfeição humana, são descumpridos pelo homem, levando o Senhor a trazer uma nova maneira de relacionamento com o homem.

- “…O apóstolo assume o seu papel mais importante na missão que recebeu de Cristo, que é o de ser mordomo da graça de Deus. É a tradução do termo original oikonomia, que significa dispensação, administração de bens de outrem, administração de uma casa, mordomia (no sentido bíblico). Paulo revela que seu ministério recebido da parte de Cristo era o de revelar, dispensar e mostrar o propósito da graça de Deus a todos os homens…” (CABRAL, Elienai. op.cit., p.28).

- Ao se dizer “mordomo”, Paulo, mias uma vez, revela a sua humildade. Ser “apóstolo dos gentios” não era um fator de autoridade, de empáfia, como fazem, na atualidade, os sedizentes “apóstolos”, que buscam neste título um sinal de superioridade espiritual, mas, bem ao contrário, era um sinal de serviço, uma qualidade que o fazia serviçal do Senhor, administrador de algo que lhe foi confiado por Deus. Afinal de 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
 
https://drive.google.com/file/d/1_YskLv_yG-7bKc2y4TPJaXZQqEKQHJev/view?usp=sharing
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.