Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Subsídio LIÇÃO Nº 4 – A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE




INTRODUÇÃO - Em prosseguimento ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.1:15-23.

- O salvo é luzeiro de Cristo.

I – O TESTEMUNHO DOS EFÉSIOS

- Em continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.1:15-23.

- Depois de ter mostrado aos crentes de Éfeso quais as bênçãos espirituais que eles estavam a receber da Santíssima Trindade, qual a sua condição espiritual, o que significava “estar nos lugares celestiais em Cristo”, o apóstolo passa a dizer o que estava a ouvir a respeito daqueles salvos enquanto estava preso em Roma.

- O apóstolo Paulo encontrava-se preso em Roma. Verdade é que tudo indica que esta primeira prisão do apóstolo não foi muito rigorosa, tanto que, pelo menos num primeiro momento, teve ele o direito a se manter em prisão domiciliar (At.28:30).

- No entanto, estava preso e, portanto, não tinha condição de se locomover para onde quisesse e, assim, ter pleno conhecimento das coisas que ocorriam. De qualquer maneira, Paulo diz aos efésios que havia ouvido falar da fé no Senhor Jesus e do amor para com todos os santos que tinham aqueles irmãos (Ef.1:15).

- Temos, desde logo, uma importante lição, qual seja, a de que nosso comportamento, nossa conduta é vista e apreciada por todos os que nos cercam e que as pessoas vão falar de nós, queiramos ou não.

- Éfeso era bem distante de Roma. Paulo encontrava-se preso, naquele tempo os meios de comunicação e de transporte eram precários, mas, mesmo assim, Paulo ficou sabendo o que os efésios faziam, como eles estavam se comportando.

- E, em nossos dias, em que o mundo se tornou uma “aldeia global”, ou seja, em que todos têm acesso aos que todos fazem, em que não existem distâncias intransponíveis, há ainda alguém que ache que seu comportamento ficará desconhecido dos demais, que as pessoas não vão falar a seu respeito? Quem ainda acha que pode escapar destes comentários é um ingênuo, alguém que está completamente fora da realidade.

- Diante desta realidade, é extremamente importante que pensemos o que estão a falar de nós, qual é a imagem que temos diante das pessoas. Como diz a poetisa sacra Lydia Baxter (1809-1874), na primeira estrofe do hino 531 da Harpa Cristã, levamos conosco o nome de Jesus e, deste modo, o que falam de nós repercute em Nosso Senhor e Salvador e, como o Senhor deixou claro no monte Sinai, não podemos tomar o nome do Senhor em vão (Ex.20:7; Dt.5:11). 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
https://drive.google.com/file/d/1GQsJYizA80aRZ-5zos-L7yOViozqdkK4/view?usp=sharing
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.