Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 30 de abril de 2020

subsídio Lição 5 - Libertos do pecado para uma nova vida em Cristo





INTRODUÇÃO -  Em continuidade ao estudo da carta aos efésios, estudaremos a passagem de Ef.2:1-10, onde o apóstolo analisa a nova vida em Cristo Jesus.

- O salvo, sendo liberto do pecado, tem uma vida nova, completamente oposta a que tinha antes.

I – A MORTE ESPIRITUAL DO SER HUMANO

- Como sabemos, depois de ter elencado as bênçãos espirituais decorrentes da salvação, separando-as conforme cada Pessoa Divina, o apóstolo Paulo começa a dizer aos destinatários da carta que não cessava de dar graças a Deus por eles, desejando que o Pai da glória lhes desse em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, para que eles soubessem a esperança da sua vocação e quais as fraquezas da glória da sua herança nos santos e qual a sobre-excelente grandeza do Seu poder sobre nós, poder este manifestado em Cristo, quando de Sua ressurreição e ascensão, quando, então, foi constituído como cabeça da Igreja (Ef.1:16-23).

- Agora, o apóstolo nos lembra que o Senhor Jesus nos vivificou, estando nós mortos em ofensas e pecados (Ef.2:1). Quem nos vivifica, quem nos dá vida é o Senhor Jesus e, antes da obra salvífica de Cristo, estamos nós mortos em nossos delitos e pecados.

- Como afirma Tomás de Aquino (1225-1274) : “…No capítulo anterior, o apóstolo fez uma revisão dos benefícios feitos em geral à linhagem humana por meio de Cristo; aqui, novamente, ele se lembra deles para compará-los com seu estado de vida passado, que pode ser considerado como o estado de culpa e o estado de gentilidade e, em ambos os casos, ele se envolve no mesmo agrupamento, porque primeiro leva em consideração seu estado de culpa e, então, o benefício da graça, da justificação; e o estado de culpa, tanto dos gentios quanto dos judeus, e do benefício primeiro, a sua generalidade, logo a sua necessidade.…” (Efésios – Capítulo 2 – Lição 1 – Ef.2:1-3. Cit. Ef.2:1-10, n. 9. Disponível em: http://www.clerus.org/bibliaclerusonline/pt/index.htm Acesso em 14 fev. 2020) (tradução de texto em espanhol pelo Google com alterações nossas).

- Paulo diz que fomos vivificados, porque estávamos mortos em nossas ofensas e pecados. Esta afirmação costuma ser utilizada pelos defensores da predestinação incondicional para afirmar que, por causa dessa “morte” espiritual, não teríamos condição alguma de alcançar salvação se não fosse pela graça divina, ou seja, somente quem estaria predestinado à salvação poderia receber vida e, deste modo, alcançar a salvação.

- Há diferença entre “ofensas” e “pecados”? Tomás de Aquino entende que “ofensas” dizem respeito aos pecados por omissão, enquanto que “pecados” se referem aos pecados por comissão. O pastor Elienai Cabral tem outro entendimento. Diz o consultor teológico da CPAD: “…’Ofensas” fala de ultraje, agravo, afronta que o homem praticou quando desobedeceu a Deus. Melhor tradução é como está na Versão Atualizada, 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
 
https://drive.google.com/file/d/1J87ClXT-y7Zt09H-iSQnh4_TCQcrdZ7H/view?usp=sharing
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.