Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Subsídio Lição 1 - Carta aos efésios - saudação aos destinatários






INTRODUÇÃO  - Neste trimestre, estudaremos a Epístola de Paulo aos Efésios.

- A carta aos Efésios é uma revelação de que é a Igreja.

I – A RELAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO COM A IGREJA EM ÉFESO

- Neste trimestre, teremos um trimestre bíblico, ou seja, estudaremos um livro das Escrituras Sagradas, desta feita, a Epístola de Paulo aos Efésios.

- Para bem entendermos esta carta do apóstolo aos efésios, é importante vermos o relacionamento do apóstolo Paulo com a igreja em Éfeso.

- “…A cidade de Éfeso era a capital da Ásia Menor e a maior metrópole da Ásia [entenda-se aqui a província romana da Ásia, região que hoje corresponde a partes da Turquia – observação nossa]. Abrangia uma extensa área, e a sua população era superior a 300 mil habitantes. Ela era o centro do culto de Diana, a deusa da fertilidade, cujo templo, localizado a 1.600 metros da cidade,  era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo e constituía o principal motivo de orgulho para Éfeso…” (LOPES, Hernandes Dias. op.cit., p.24).

- “…Éfeso ficava situada na costa ocidental da antiga Ásia Menor, hoje parte da Turquia e que ficava distante de Atenas, na Grécia, apenas 240 quilômetros. Naquela época, Éfeso era uma importante metrópole pertencente ao Império Romano e que chegou a ter população de aproximadamente 300 mil habitantes. Éfeso era uma próspera cidade, com porto de mar, o qual favorecia a peregrinação obrigatória dos adeptos dos deuses pagãos daquela região como Diana (cultuada entre os gregos como Ártemis). A indústria e comércio de Éfeso atraíam gente de todas as regiões adjacentes…” (CABRAL, Elienai. Lições Bíblicas – jovens e adultos. 4º trimestre de 1999 – Efésios: a igreja nas regiões celestiais –aluno-, p.4).

- A história da pregação do Evangelho em Éfeso está diretamente relacionada à atividade missionária do apóstolo Paulo.

- Na sua segunda viagem missionária, Paulo, depois de ter partido de Corinto, onde ficou por um ano e seis meses (At.18:11), foi para Éfeso, onde deixou Priscila e Àquila, depois de ter disputado com os judeus na sinagoga da cidade, retornando para Antioquia (At.18:18-21).

- Na sua terceira viagem, porém, o apóstolo foi diretamente para Éfeso e ali encontrou doze discípulos, que somente conheciam o batismo de João, provavelmente evangelizados por Apolo, que Priscila e Áquila haviam encontrado em Éfeso, ensinando-lhe mais pontualmente o caminho do Senhor, ocasião em que Apolo foi para Corinto e Priscila e Áquila retornaram para Roma (At.18:24-26; 19:1; Rm.16:3).

- Assim, Éfeso praticamente não tinha qualquer trabalho, motivo pelo qual Paulo para lá se dirigiu e o apóstolo alcançou ali o ápice de seu ministério, pois, iniciando com aqueles doze discípulos que, depois de batizados nas águas, foram batizados com o Espírito Santo e receberam o dom de profecia, ganhou multidões para Cristo naquele lugar, ficando ali pelo prazo de três anos, chegando, mesmo, a causar temor junto aos que viviam do comércio decorrente da idolatria, que era a principal fonte de renda da cidade, diante do culto a Diana (At.19). 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
 
https://drive.google.com/file/d/19BsDX4ctcVvlRYEt5PuSJdNWWcsfoAk2/view?usp=sharing
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.