Dinâmica: Macho e Fêmea
Objetivo:
Estudar sobre o modelo bíblico da diferenças de sexos e de união entre o homem
e a mulher.
Material:
Não Precisa
Procedimento:
-
Leiam Gênesis 1:27,28:
“E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos...”
No
momento da leitura, enfatizem as palavras “homem” e “mulher”.
-
Depois, falem: Homem e mulher se referem a Adão e Eva e as palavras “frutificai”
e “multiplicai” indicam nascimento de filhos, que só podem ser gerados através
da união sexual entre um homem e uma mulher.
-
Em seguida, peçam para os alunos dizerem seu nome e dos seus pais. Por exemplo:
Sou
Sulamita filha de João e Maria da Glória.
-
Falem: Escutamos agora uma relação de nomes de pais e mães e de seus(suas)
filhos(as). Este é o modelo bíblico da diferenças de sexos e de união entre o
homem e a mulher. Entretanto, há uma ideia sendo propagada na mídia e sendo
posta em prática já por algumas pessoas, que contradizem o que preceitua a
palavra de Deus. Nesta lição, vamos estudar sobre a ideologia de gênero.
-
Então, comecem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Como utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz, Câmera e Ação!
O uso das tecnologias em sala de aula, como suporte
pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no meio educacional, pois é
considerado um elemento coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem. O filme
é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao que está sendo estudado, pois
atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção, vários sentidos
estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma satisfatória é importante
observar alguns pontos relevantes:
Local
apropriado: O ideal é uma
sala ou outro ambiente fechado para exibição do filme, para que haja maior
concentração dos alunos e não ocorram interferências de som. Observe se há
problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva pode dificultar a
visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento
disponível: É importante o
agendamento prévio do equipamento, em caso de uso coletivo. Se for utilizar TV,
observe se o tamanho da tela é adequado para que todos vejam. Fique atento
também para a altura do som, confirmem se todos estão escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos:
É recomendável que alguém que saiba como organizar esta parte esteja disponível
para tal fim, para que não haja maiores imprevistos na instalação e/ou colocar
equipamento para funcionar.
Tempo de
instalação dos equipamentos:
Os equipamentos devem ser instalados e testados antes do horário da aula, para
que não ocorra perda do tempo da aula ou execução do plano B.
Plano B: Tenha sempre um plano B quando for utilizar um
equipamento eletrônico, pois pode ocorrer falta de energia, o equipamento pode
dar problema ou até mesmo esquecimento do filme em casa etc. No plano B, você
deve pensar como continuar a aula sem a exibição do filme. Dessa forma, você
não improvisará, nem ficará sem saber o que fazer.
Escolher
filmes adequados: A escolha
adequada do filme é um dos fatores importantes para que ocorra uma aula deste
tipo com sucesso, para tanto, observe: relação com o tema a ser estudado, filme
compatível com a idade da turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar
algumas ideias contrárias a Palavra de Deus, aproveite para analisar com os
alunos como refutar tal ideia a luz da Bíblia.
Fazer uma
explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação sobre o
filme situa o aluno no contexto da aula e do enredo. É interessante pedir aos
alunos para anotar alguns pontos, durante a exibição, para discussão posterior,
e dessa forma os alunos ficam mais concentrados no filme.
Filmes longos
são inadequados: Para o uso nas
aulas da EBD, tendo em vista ter apenas 1 hora de duração em média, é bom
escolher filmes de curta duração ou em caso de filmes longos, escolher algumas
partes mais interessantes para exibi-las, que sejam mais significativos para
ilustrar o tema.
Assistir ao
filme antes de exibi-lo para os alunos:
O professor precisa ter uma visão geral sobre o filme, mesmo que tenha sido
recomendado por outro colega, observando a inadequação de imagens, linguagem e
coerência com o tema, para determinados tipos de classes.
Utilizar o
filme com objetivo pedagógico:
O filme não deve ser usado para preencher o tempo ou porque professor não se
preparou para a aula. Pelo contrário, a utilização do filme requer cuidado no
planejamento, pois é necessário que haja discussão e reflexão sobre o que foi
exibido com relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
- Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate
ou ilustrar um tema.
- Pode ser usado de uma só vez, caso a minutagem do
filme seja adequada ao tempo de aula. Em caso de filmes longos, escolher
algumas partes mais interessantes para exibi-las.
- Exibir o filme por partes, com paradas para
discussão, promovendo a participação do aluno.
- Repetir a exibição de trechos do filme para
enfatizar pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme requer o uso da visão e
da audição, há uma recomendação a ser observada quanto à presença de alunos com
necessidades especiais, no caso dos deficientes auditivos(surdos) e dos
deficientes visuais(cegos), para que eles sejam incluídos no processo da aula.
- Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher
filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português). Se for
alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e
de forma pausada.
- Com a presença de alunos cegos ou de baixa visão,
fazer um resumo oral ou em Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens
mais importantes de forma que ele entenda.
A utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical
pode ser considerada como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino
e aprendizagem. É uma das formas de transformar uma aula puramente unilateral,
onde somente o professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo,
prazeroso e reflexivo.
Por
Sulamita Macedo.
http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.