Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Subsídio Lição 2 - Ética cristã e ideologia de gênero


INTRODUÇÃO
- Tema muito recorrente na atualidade é a chamada “ideologia de gênero”.
- A ideologia de gênero é uma eloquente manifestação da rebeldia humana contra Deus.

I – DEUS FEZ O HOMEM UM SER SEXUADO
- O primeiro tema que analisaremos neste estudo sobre as questões morais, sobre a ética cristã, é um assunto que tem causado muita polêmica nos dias de hoje, a chamada “ideologia de gênero”.

- Para bem entendermos este tema, é preciso, de início, observarmos que, quando o Senhor criou o homem, fê-lo um ser sexuado (Gn.1:27): “macho e fêmea os criou”.

- O ser humano é o único ser moral sexuado, pois todos os outros seres morais, ou seja, aqueles que podem discernir entre o que é certo e o que é errado, a saber, Deus e os anjos são assexuados, já que são seres espirituais (Mt.22:30; Jo.4:24; Hb.1:14).

- A sexualidade, que é um tema que analisaremos em lição posterior, é, pois, algo que foi instituído pelo próprio Deus ao ser humano, que, portanto, quando é criado, já se apresenta como macho ou como fêmea.

- A sexualidade, portanto, é algo que está umbilicalmente ligado ao ser humano, que o molda de forma indelével já no seu próprio ato de criação, que se dá na concepção, sendo bem claro que é algo dado por Deus ao homem, sobre o qual não tem o ser humano qualquer papel construtivo.

- Não é, portanto, por acaso que, ao falar sobre a degeneração da humanidade por causa do pecado, tenha o apóstolo Paulo falado sobre a deturpação concernente à moral sexual como um avançado estágio de rebeldia contra o Senhor, um estágio já bem aprofundado do aumento da iniquidade.

- O apóstolo afirma que, depois de ter deixado de glorificar a Deus e adotado a idolatria, a humanidade é entregue por Deus às concupiscências de seus corações, à imundícia, que leva à desonra dos corpos entre si (Rm.1:24).

- Temos aqui, portanto, um avançado estágio de endurecimento do coração humano em relação a Deus, pois o apóstolo diz claramente que este estado de coisas ocorre porque o próprio Senhor entrega os homens a tais circunstâncias de imoralidade sexual e é sabido que Deus somente passa a permitir tal endurecimento e a contribuir para isto quando o homem já tomou a iniciativa de endurecer o seu coração, recusando obedecer ao Senhor, ou seja, tem-se uma reação divina a uma ação deliberada de pecaminosidade do homem, como se vê no clássico exemplo de Faraó (Ex.5:2;7:13,14,22;8:15,19,32; 9:7,12).

- Mas como se isto fosse pouco, o apóstolo Paulo aponta ainda um estágio mais avançado de pecaminosidade além da desonra dos corpos entre si, que é o início da prática de uma sexualidade


Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.