Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 10 de abril de 2018

Subsídio LIÇÃO Nº 3 – ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS


INTRODUÇÃO
- Quando se fala em ética, na atualidade, logo vem à baila a temática dos direitos humanos.
- A ética cristã é a que dá a real dignidade à pessoa humana, o que nem sempre ocorre com a defesa dos direitos humanos.

I – A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
- Quando falamos a respeito de ética, logo vem à baila a discussão referente à temática dos direitos humanos, visto que a própria noção de direitos universais do ser humano, de valorização da pessoa humana é essencial para que se possa falar em uma ordem que seja de acordo com a moral e com a ética.
- Não resta dúvida de que a ética depende da valorização do ser humano e que uma ética que não dê destaque à pessoa humana está fadada ao fracasso e não pode subsistir.
- A ética cristã, que também pode ser denominada de ética bíblica, que tem seus fundamentos na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, a verdade (Jo.17:17), tem como um de seus princípios basilares precisamente esta valorização da pessoa humana, o que se costumou chamar de “dignidade da pessoa humana”.
- Quando Deus resolveu criar o homem, começou, também, a criar a ordenação ética que deveria reger o mundo, e isto é sintomático. Até o momento em teve a decisão de criar o homem, não se encontra, no texto sagrado que narra a criação, qualquer disposição a respeito de uma ordenação ética sobre a face da Terra.
- Somente quando a Santíssima Trindade resolve criar o ser humano, que deveria ser feito à imagem e semelhança de Deus, é que temos o início da criação de um “mundo ético”, de um mundo de valores, de um mundo que delimitaria o que era o certo e o que era o errado, a nos demonstrar, portanto, que a ordenação ética e moral existe única e exclusivamente por causa do homem. É, aliás, exatamente isto que o Senhor Jesus ensinará quando diz que o sábado foi feito para o homem e não vice-versa (Mc.2:27), mostrando, pois,
que o homem é o próprio objetivo de uma ordem moral, estando, assim, em posição de proeminência e relevância com relação a todo sistema ético.
- Ao deliberar criar o homem, o Senhor já mostra este papel de preponderância do homem, pois diz que irá fazê-lo “imagem e semelhança de Deus” (Gn.1:26). É uma situação singular que nenhuma outra criatura tem: somente o ser humano é “imagem e semelhança de Deus”, ou seja, somente o ser humano faz lembrar de Deus, somente o ser humano é uma espécie de “representante”, de “espelho” para o Criador.
- Todo e qualquer ser humano, portanto, é uma reminiscência de Deus, é um “espelho” do Criador e, como tal, deve ser profundamente respeitado, residindo aí a sua “dignidade”. O ser humano é “digno”

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.