Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 28 de março de 2018

Subsídio Lição 1 - O que é ética cristã


ESBOÇO Nº 1

A) INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
Neste trimestre, após termos estudado durante um ano livros da Bíblia Sagrada, voltamos a efetuar um estudo propriamente temático, ou seja, a um tema amplo, não circunscrito a um determinado livro da Bíblia.
A escolha da Divisão de Educação Cristã da Casa Publicadora das Assembleias de
Deus não poderia ser mais oportuna. Ao escolher os valores cristãos, ou seja, a ética cristã como tema, estaremos tratando de uma questão que tem atormentado o mundo atual, de norte a sul do planeta, em todos os campos da vida humana.

Seja na política, seja nas artes, seja na ciência, seja na economia, todos os povos
estão observando um clamor, uma exigência por padrões de ética. Cada vez um maior número de pessoas está a exigir dos líderes, dos cientistas, dos empresários, dos trabalhadores, enfim, de todos os segmentos da população, que haja uma atitude ética nos relacionamentos humanos. Este clamor por ética reflete o grande vazio espiritual que tem sido vivido pela humanidade, pois a discussão sobre a falta de ética que hoje se verifica em todos os setores da vida humana, nada mais é que uma universal constatação de que os homens perderam o rumo, o norte, que andam de um lado para outro, como ovelhas desgarradas que não têm pastor (Mt.9:36), exatamente porque se recusaram a seguir a Deus e a observar os Seus mandamentos.

Com efeito, quando se fala em ética, fala-se em "conduta ideal do indivíduo". A ética é o conjunto de padrões, de condutas, de atitudes que devem ser observados pelos indivíduos. Toda atividade humana tem um padrão a ser observado, tem a sua ética.
A discussão a respeito de como deve o homem se comportar é algo que vem sendo
efetuado desde os primórdios da civilização humana, pois Deus fez o homem como um ser moral, ou seja, como um ser responsável, que tem consciência do que deve, ou não, fazer, porque e para que deve agir num determinado sentido. Tanto assim é que, logo após ser colocado no jardim do Éden, por Deus, o primeiro casal recebeu logo uma determinação de Deus: " De toda a árvore do jardim, comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente, morrerás." (Gn.2:16b,17).

Como se percebe, portanto, o homem foi feito um ser eminentemente moral, ou seja,
um ser ético (pois a palavra "mos, moris" em latim nada mais é que a tradução da palavra grega "ethos") e, desde então, a história da humanidade tem refletido este embate entre o comportamento exigido por Deus e o comportamento que o homem escolhe, dentro de seu livre-arbítrio, para si, independentemente da vontade humana.
O resultado da desobediência do homem e da sua tentativa de construir para si
padrões de conduta alheios à vontade de Deus resultou nos grandes dilemas que hoje, como em nenhum outro momento da história humana, vivemos nesta "grande aldeia global" em que se tornou o nosso planeta, dilemas estes que, não raro, abalam a fé de muitos servos de Deus que, à revelia da própria Palavra de Deus,

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.