Dinâmica: Tapando a Brecha
Objetivo:
Refletir sobre a vigilância.
Material:
Recursos
humanos – os alunos.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno de fora.
-
Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar
bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.
-
Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu
objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar
ninguém.
-
Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar
entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas, mas tenham
cuidado para não machucar o colega.
-
Então, peçam para que comecem a atividade.
-
Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.
-
Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que
está no círculo.
-
Pode haver dois resultados:
O
inimigo não conseguir entrar no círculo
O
inimigo conseguir entrar no círculo
Mas,
qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a
importância de estarmos vigilantes aos ataques do inimigo.
Autoria
da Ideia original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Escolhendo
os professores para a Escola Bíblica Dominical
Geralmente,
os professores da Escola Bíblica Dominical(EBD) são escolhidos por se
destacarem na igreja quanto ao exemplo na conduta cristã e no conhecimento
bíblico.
Estes
dois critérios citados acima são muito importantes, mas outros itens precisam
ser analisados para a escolha de professores para a EBD. O conjunto de todos
eles, ao serem observados pela superintendência ou diretoria, revela cuidado e
atenção para uma boa escolha dos docentes para exercitar o ensino da Palavra de
Deus na maior escola bíblica do mundo.
Os
critérios que devem ser observados são necessários para os que serão escolhidos
e também para aqueles que já estão na atividade docente na educação cristã, a
saber:
-
Ter convicção de sua salvação: O professor deve ter certeza de sua salvação
através de Jesus, apresentando evidências de uma nova criatura, com uma vida
cristã ativa e frutífera, conforme João 15.5: “Eu sou a videira, vós as varas;
quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”.
-
Ser crente fiel: A fidelidade a Deus e a Sua palavra deve ser de extremo
cuidado no cotidiano do professor e também quando está ensinando. O cuidado com
a interpretação bíblica deve ser um fator a ser considerado, pois ensinar o
conteúdo sem desvios é algo que deve ser buscado com afinco, para não emitir
erros doutrinários.
-
Ter chamado para o ensino: O professor deve ser chamado para o ensino. Ensinar
não é uma tarefa fácil de realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das
dificuldades que podem levá-lo a desanimar, ele vai prosseguir. “E ele mesmo
deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a
obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”(Efésios 4:11,12).
-
Ser dedicado: Um dos fatores importantíssimos para a atividade docente na EBD é
a dedicação quanto ao estudo das lições e ao atendimento aos alunos nas suas
dúvidas e perguntas, como também no relacionamento interpessoal. A Palavra de Deus nos adverte: “...se é
ensinar, haja dedicação ao ensino”(Romanos 12:7).
-
Gostar de aprender: O professor deve estar em constante busca de informação
para melhorar seu aprendizado. Ele deve ser estudioso da Palavra de Deus, da
lição bíblica, buscando fontes diferentes para aprimorar o conhecimento que vai
trabalhar com os alunos na classe. Dessa forma, vai se sentir confiante para
ensinar e ter capacidade de argumentação
diante de alguma pergunta.
-
Estar preparado: A preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a
nível espiritual, teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e
comunhão, conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com
metodologia diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem
faltar na vida daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino. A
Bíblia orienta: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo
2:15).
-
Ser Sociável: O professor da EBD deve ser comunicativo, pois como poderá
ensinar se ele ficar fechado em si mesmo, sem conversar com seus alunos e
interagir com os demais colegas? O professor deve ter habilidade para escutar o
aluno nos seus questionamentos, tirando suas dúvidas e nunca desprezar o que o
aluno fala. A sociabilidade é um fator que deve ser observado, pois há
professores que não se comunicam com seus alunos, consideram que estão a frente
de uma sala apenas para ensinar sem ter qualquer vínculo com eles.
-
Ter criatividade: O professor da EBD precisa ser criativo para poder ensinar de
forma que os alunos aprendam mesmo diante da estrutura na qual as Escolas
Dominicais se realizam. Daí, a importância da iniciativa por parte do professor
para buscar alternativas que possibilitem melhoria do processo de ensino e
aprendizagem, utilizando métodos e recursos didáticos variados para que haja
melhor retenção do que está ensinado.
O
professor não nasce pronto, isto é, ele se faz, se refaz, se inventa e
reinventa no caminho que está trilhando. Ao ser chamado para o ensino na EBD,
ele precisa ser orientado como pode proceder diante da classe, da escolha da
metodologia que vai utilizar nas aulas e da importância do domínio dos
conteúdos.
Afirmo
isto para que os critérios adotados para a convocação do novo professor não
tenham apenas o foco na qualidade espiritual, mas que ele seja formado no
aspecto pedagógico e no aspecto integrador, mostrando-lhe a importância deles
no exercício da atividade docente. Para que assim ocorra, a igreja deve
investir na capacitação dos mestres, oportunizando momentos de orientação para
que haja melhor condução do ensino na Escola Bíblica Dominical.
Por Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
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