Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Subsídio Lição 03: O Avivamento no Novo Testamento

 


INTRODUÇÃO

 
- Os avivamentos ocorridos em Israel perduraram na Igreja.

- Deus continuou avivando Seu povo na nova aliança.

 
I O AVIVAMENTO DE JOÃO BATISTA

 
- Na lição passada, analisamos os principais avivamentos ocorridos na história de Israel consoante um quadroda Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, publicada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus, deixando, porém, o último ali mencionado, o de João Batista, pois, ainda que ocorrido na dispensação da lei, foi registrado nas páginas do Novo Testamento, razão pela qual deixamos para analisá-lo nesta lição.

- Notemos, por primeiro, que, nos dias do profeta Malaquias, cerca de 142 anos depois do término do cativeiro da Babilônia, segundo os cronologistas bíblicos Frank Klassen e Edward Reese, havia uma situação espiritual extremamente delicada em Israel.

- A profecia de Malaquias denunciava uma indiferença do povo com relação ao Senhor, a ponto de não haver o menor temor em se sacrificar animais com defeito, de os sacerdotes não darem qualquer valor ao casamento ou ao próprio serviço sacerdotal, desprezarem a contribuição dos dízimos.

- Vivia-se, pois, um período de torpor espiritual, mas o profeta Malaquias não foi chamado para levantar um avivamento, mas, bem ao contrário, depois de sua mensagem, ocorreu o “silêncio profético”, não se tendo levantado qualquer profeta durante quatrocentos anos.

- Será apenas com João Batista que teremos, novamente, uma voz profética ao povo israelita. João era a “voz que clama no deserto” profetizada por Isaías (Jo.3:1-4), que tinha a missão de preparar o caminho do Senhor, de ser aquele que antecederia a chegada do Messias.

- O próprio Malaquias disse que, antes da chegada do Cristo, viria o “profeta Elias”, que converteria o coração dos pais a seus pais (Ml.4:6), profeta que o próprio Jesus disse que se tratava de João Batista (Mt.17:12;Mc.9:13).

- João, cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe (Lc.1:41), traz, a exemplo de todos os demais profetas, uma mensagem que conclama o povo ao arrependimento, para que se convertessem para que

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.