Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Subsídio Lição 13 - O Senhor está ali

 



 

INTRODUÇÃO


- Na conclusão do estudo do livro do profeta Ezequiel, veremos a descrição da nova terra de Israel, no capítulo 48.
- Israel convertido será o reino sacerdotal e o povo santo no reino milenial de Cristo.


I – A VISÃO DA NOVA TERRA DE ISRAEL COMEÇA PELO TEMPLO


- Já temos visto que o profeta Ezequiel não só foi o escolhido por Deus para trazer o aviso do iminente juízo de Deus sobre os judaítas por causa de sua impenitência, bradando no exílio a mesma mensagem que Jeremias já estava a bradar há anos em Jerusalém, como também lhe foi incumbido trazer visões referentes à restauração nacional e espiritual de Israel.
- O Senhor não só mostrou o nível de apostasia existente entre os judaítas, notadamente no templo de Jerusalém, mas também como se daria a transformação deste povo idólatra e impenitente no reino sacerdotal e povo santo que haviam aceitado ser após a proposta divina no monte Sinai (Ex.19:5,6).
- Ezequiel, que era sacerdote, foi o homem de Deus escolhido pelo Senhor para mostrar aos israelitas como se daria esta mudança radical, tendo visto o novo templo, o seu serviço, como também as próprias águas purificadoras, que também restaurariam a própria terra de Israel.
- É esta nova terra de Israel, então, que o Senhor mostra a Ezequiel, naquela que seria a sua última visão, o término de sua mensagem. O profeta pôde ver o reino sacerdotal e povo santo pretendidos pelo Senhor, todo um povo em perfeita comunhão com Deus, e não mais aquele trágico espetáculo que também presenciaria em arrebatamento de sentidos em Jerusalém, quando também foi testemunha ocular da retirada da glória de Deus daquele santuário.
- Vemos, por primeiro, como a sequência das visões dadas ao profeta são extremamente elucidativas para nós que servimos ao Senhor e que sabemos que tudo que está escrito, está escrito para o nosso ensino (Rm.15:4).
- As visões do profeta começam com o templo. No capítulo 40, no vigésimo quinto ano do exílio de Ezequiel, ele foi posto num monte muito alto e pôde ele avistar um edifício, que era o templo (Ez.40:1).

- Tudo começava com o templo, o templo era o centro de tudo quanto haveria o profeta de ver no Israel espiritualmente restaurado. O templo era o centro de tudo, a base de tudo quanto lhe seria revelado.
- Não é à toa que o primeiro e grande mandamento da lei é amar a Deus sobre todas as coisas (Mt.22:37,38). Deus tem de ocupar o lugar prioritário em nossas vidas, temos de viver em função do Senhor.
- Jesus, nosso exemplo, disse que Sua comida era fazer a vontade d’Aquele que O enviara e realizar a Sua obra (Jo.4:34). Foi esta a oração que fez ao deixar a glória e Se encarnar no ventre de Maria (Hb.10:5-7).
- O desejo do Senhor era habitar com o Seu povo (Ex.25:8) e como o povo havia se recusado a subir ao monte após o longo sonido da buzina (Ex20:18-21), como ficara combinado no encontro de Deus com Israel monte Sinai (Ex.19:13), o Senhor, então, mandou construir o tabernáculo para que pudesse ficar junto ao povo, tabernáculo que depois foi substituído pelo templo.
- No entanto, o templo, que era o local da habitação de Deus, onde Ele manifestara a Sua glória, seja na inauguração do tabernáculo no deserto (Ex.40:34), seja do templo, nos dias de Salomão, em Jerusalém (I Rs.8:10,11; II Cr.7:1,2), passou a ser local de abominações, de modo que a glória de lá se retirou.
- Ezequiel, como dissemos já, foi testemunha destas abominações e da retirada da glória de Deus, mas, agora, podia contemplar um novo templo em que esta glória estaria presente uma vez mais, um templo que seria uma habitação de Deus e onde todo o povo de Israel estaria em comunhão com o Senhor, instituída assim aquela união que não fora possível no Sinai.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.