Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Subsídio Lição 11 - A visão do Templo e o Milênio

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo do livro do profeta Ezequiel voltado para os nossos dias, veremos a visão que o profeta teve do quarto templo, o templo do Milênio.
- Ezequiel mostra o exercício sacerdotal do Israel convertido, lembrando que temos de ser, também, sacerdotes se formos integrantes do povo de Deus.


I – A VISÃO DE EZEQUIEL É DO QUARTO TEMPLO DE JERUSALÉM


- Já temos visto que, a exemplo de outros profetas, Ezequiel também profetiza sobre a restauração espiritual de Israel, como nos mostra a visão do vale dos ossos secos.
- Esta restauração está ligada ao estabelecimento do reino milenial de Cristo, pois o profeta Ezequiel é claríssimo ao dizer que, ao congregar novamente a casa de Israel, as doze tribos, na Terra Prometida, os israelitas, agora novamente um só povo (Ez.37:22), terão como rei a “Davi”, chamado de “Meu servo” pelo Senhor como “seu príncipe eternamente” (Ez.37:24,25) e sabemos que este “Davi” é Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o “Filho de Davi” prometido a Davi que reinaria para sempre sobre Israel (II Sm.7:16,18,19; I Rs.8:25.26; II Cr.6:16,17)
-- O primeiro grande acontecimento do Milênio é o da restauração espiritual de Israel. Israel, ao ver Jesus descer em glória acompanhado dos Seus santos, aceitará Jesus como o Messias. É o remanescente de Israel que, por causa desta aceitação, será salvo (Rm.9:27;11:24-26). Sendo salvo, Israel será restaurado espiritualmente, pois passará a ter vida, pois, quem aceita a Cristo, passa da morte para a vida (Jo.5:24).
- Este remanescente de Israel, que se apresenta como um exército grande em extremo e em pé (Ez.37:10), como um povo salvo, será a nação sacerdotal planejada por Deus desde o momento em que foi selado o pacto entre Deus e Israel (Ex.19:5,6).
- Para que Israel seja nação sacerdotal, porém, era necessário que se arrependesse dos seus pecados, aceitasse a Cristo como seu Salvador, o que terá, então, ocorrido.
- Como um povo santo (Is.60:21; Sf.3:13), porém, faz-se necessário que, para exercer o sacerdócio, seja ungido com óleo. Por isso, logo após ser restaurado espiritualmente, Israel receberá um grande derramamento do Espírito Santo (Zc.12:10), a fim de habilitá-lo para o exercício do sacerdócio durante o período milenar. 

- Isto demonstra que, durante todo o milênio, Israel viverá um período de avivamento contínuo do Espírito Santo, com as gerações seguintes sendo continuadamente ungidas pelo Espírito do Senhor, como, aliás, se encontra profetizado por Joel (Jl.2:28).
- O Espírito Santo, então, voltará a ter uma atuação plena e indiscriminada, mas agora em relação a Israel, que é a nação sacerdotal do Milênio, para onde os homens das demais nações deverão acorrer para servir ao Senhor.
- Restaurado e constituído como nação sacerdotal, Israel será para o mundo como a tribo de Levi foi para Israel durante a dispensação da lei.
- Israel ocupará um território que será o território que havia sido dado a Abraão por Deus e que nunca chegou a ser ocupado em virtude do pecado do povo (Jz.2:20-23), como se encontra profetizado na parte final do livro de Ezequiel (Ez.40-48).
- Restaurado e constituído como nação sacerdotal, Israel terá, novamente, um templo, mas não um templo construído sem a aprovação divina, como fora o terceiro templo, mas um templo em que estará a glória de Deus.
- O quarto templo, o templo do milênio, é o templo descrito no livro de Ezequiel, dotado de dimensões distintas e de um cerimonial também distinto dos dois primeiros templos, pois estaremos em uma nova dispensação.
- Muitos se embaraçam com a existência deste novo templo e pelo restabelecimento do culto com sacrifícios e demais cerimônias, achando que isto não se coaduna com a redenção operada por Cristo, o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que cumpriu a lei e, com isto, instaurou um novo concerto, um concerto eterno.
- Todavia, é preciso que nos lembremos disto, na dimensão terrena, teremos, ainda, a necessidade de um culto, de uma religião, pois ainda não estaremos na eternidade.
- Faz-se, também, preciso que Deus cumpra a Sua promessa para com Israel de lhe tornar uma nação sacerdotal e, portanto, deverá haver um sacerdócio nesta vida religiosa da dimensão terrena.
- Por isso, a fim de cumprimento das promessas divinas, torna-se preciso que haja um Templo e um culto, o que, em momento algum, representa qualquer invalidade do sacrifício de Cristo no Calvário.


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.