Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Subsídio Lição 6 - Paulo no poder do Espírito

 


 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo da vida e do ministério de Paulo, analisaremos hoje o poder do Espírito Santo na vida cristã e ministerial do apóstolo.
- Paulo é um típico cristão pentecostal


I – O ESPÍRITO SANTO NA VIDA E MINISTÉRIO DE PAULO

- Depois de termos visto o cristocentrismo da mensagem de Paulo, hoje veremos o papel do Espírito Santo na vida e ministério do apóstolo.
- O cristocentrismo da mensagem de Paulo é consequência direta da ação do Espírito Santo, pois o Espírito Santo tem como missão glorificar a Cristo (Jo.16:14), fazer lembrar o que Ele disse e ensinou (Jo.14:26).
- Portanto, quando verificamos que a mensagem de Paulo é Cristo e Este crucificado, já temos a indicação de que o Espírito Santo tinha pleno domínio e atuação na vida do apóstolo, guiando-o durante todo o tempo, desde o momento em que se encontrou com Cristo no caminho de Damasco.
- Por isso, não é surpresa que, no mesmo instante em que disse aos coríntios que nada se propusera saber entre eles senão a Cristo, e Este crucificado (I Co.2:2), também tenha afirmado que sua palavra e pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria humana mas em demonstração do Espírito e de poder (I Co.2:4).
- Nota-se, portanto, que estas duas facetas do ministério de Paulo são complementares, são, na verdade, duas faces da mesma moeda, ou seja, ter uma mensagem cristocêntrica, mensagem esta que é acompanhada de demonstração do Espírito e de poder.
- Este é o chamado “evangelho completo” ou “evangelho pleno”, que é o Evangelho que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo mandou pregar, por ter o Evangelho que Ele mesmo pregou durante o Seu ministério terreno.
- Quando vemos as páginas dos evangelhos, vemos que Jesus pregou, ensinou e fez sinais, prodígios e maravilhas (Mt.5:1,2; 8:16,17; Jo.20:30,31; At.1:1) e Paulo, como imitador de Cristo (I Co.11:1), também pregou, ensinou e fez sinais, prodígios e maravilhas durante o seu ministério.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.