Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Subsídio Lição 9 - Paulo e sua dedicação aos vocacionados


 

 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo da vida e ministério de Paulo, analisaremos a dedicação que o apóstolo teve para com os vocacionados.
- Paulo foi um formador de obreiros.


I – PAULO, FORMADOR DE TIMÓTEO


- Na sequência do estudo da vida e ministério de Paulo, veremos hoje uma faceta do ministério de Paulo que foi muito importante, qual seja, a sua dedicação aos vocacionados, o seu papel de formador de obreiros.
- Temos visto ao longo deste trimestre que Paulo ocupa uma posição importantíssima na história da Igreja, pois foi o vaso escolhido pelo Senhor Jesus para tornar o Cristianismo uma religião universal (At.9:15), deixando de ser apenas a “seita dos nazarenos” (At.24:5).
- A posição de Paulo, portanto, é realmente singular na história da Igreja, porquanto tinha um papel específico, que não haveria de ser repetido posteriormente. Sendo assim, seria de se imaginar que o apóstolo não tivesse preocupação com o futuro da obra do Senhor, uma vez que sua função era irrepetível.
- No entanto, Paulo tinha plena consciência de que, apesar de seu papel especialíssimo, era, como os demais crentes, apenas um membro em particular do corpo de Cristo (cfr. I Co.12:12,14,27) e que, portanto, deveria promover não só a união mas a edificação e crescimento deste corpo (Ef.4:15,16).
- Esta consciência de que cada salvo é membro em particular do corpo é absolutamente necessária para a realização da obra do Senhor, porquanto, quando nos damos conta de que somos membros uns dos outros, além de desenvolvermos o amor fraternal e nos estimularmos à comunhão, também entendemos que a obra de Deus é maior do que nós e que, portanto, precisa seguir além de nossa peregrinação terrena, caso Jesus não venha buscar a Sua Igreja em nossa geração.
- Paulo sabia da importância de se preparar as gerações futuras para a obra de Deus, de se estar atento às vocações do Senhor. Ele próprio, tendo sido chamado pelo Senhor para ser o vaso escolhido entre os gentios, precisou de Barnabé para que pudesse ter “seu lugar ao sol” na igreja (cfr. At.9:27;11:25).
- Temos de ser dirigidos pelo Espírito Santo, porque somos filhos de Deus (Rm.8:14), e, por isso mesmo, temos a necessidade de sermos sensíveis ao Senhor com relação às vocações que Ele faz no meio da Sua Igreja, para que, reconhecendo aqueles que são chamados, possamos dar-lhes a devida formação e capacitação para que desempenhem as tarefas que o Senhor lhes dá em Sua obra.
- Assim como Paulo era cuidadoso no discipulado de vidas, assim como queria que todos os salvos tivessem a imagem de Cristo, também se dedicou para que os chamados para a obra exercessem as funções, buscando sempre prepará-los no sentido de que pudessem bem desempenhar o seu ministério.
- É importante observarmos que todos os servos do Senhor, sendo membros em particular do corpo de Cristo, têm algo a realizar na obra de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.