Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 14 de julho de 2021

SUBSÍDIO LIÇÃO Nº 3 – ACABE E O PROFETA ELIAS

 


INTRODUÇÃO

 
- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, num salto cronológico, analisaremos o reinado de Acabe, quando foi levantado o profeta Elias.


- Elias foi levantado para dar sobrevida espiritual ao reino do norte.


I O REINO DE ISRAEL APÓS A DINASTIA DE JEROBOÃO


- Ante as limitações de um estudo trimestral, faremos um salto cronológico, para estudarmos o reinado de Acabe, o sexto rei de Israel, quando, então, floresceu o ministério do profeta Elias.

- De qualquer modo, ainda que modo sucinto, analisemos os acontecimentos entre a derrocada da primeira dinastia do reino do norte, a casa de Jeroboão, até a subida ao trono de Acabe.
- Em conformidade à profecia de Aías, que predisse a destruição da “casa de Jeroboão” (I Rs.14:1-16), depois da morte de Jeroboão, seu filho Nadabe reinou apenas dois anos, sendo morto por Baasa, que reinou em seu lugar (I Rs.15:25-30).

- Com Baasa, pois, tem início a segunda dinastia do reino de Israel. Baasa, embora tenha conspirado contra o seu antecessor, foi um rei predito pelo Senhor, que assumiu o reino com permissão divina, mas que cumpriu a própria vontade de Deus no tocante à destruição da “casa de Jeroboão”.

- No entanto, o novo rei não quis abolir o culto aos bezerros de ouro, tendo mantido tudo quanto Jeroboão havia feito, o que causou, também, indignação divina, a ponto de o Senhor levantar outro profeta, desta feita, Jeú, filho de Hanani, que, a exemplo do que fizera Aías, também profetizou a destruição da “casa de Baasa”, em virtude de ter o rei Baasa seguido os “pecados de Jeroboão” (I Rs.16:1-4).

- Tal profecia também se cumpriu, visto que, depois da morte de Baasa, que reinou durante vinte e quatro anos, reinou o seu filho Elá, o qual, entretanto, reinou apenas dois anos, pois Zinri, que era o “chefe da metade dos carros” se rebelou contra ele e o matou, tendo se feito rei, embora tenha reinado apenas sete dias (I Rs.16:8-20).

- Zinri foi derrotado por Onri, que comandava o exército de Israel em guerra contra os filisteus, quando soube da morte de Elá. Onri foi até Tirza, então a capital de Israel, tomou a cidade e matou a Zinri, fazendo-se rei, embora não tivesse o apoio de todo o povo, pois metade dos israelitas preferia a Tibni, filho de Ginate (I Rs.16:21).  

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.