Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Subsídio Lição 2 - O reino dividido: Jeroboão e Roboão

 


 

INTRODUÇÃO

-Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos a divisão do reino.-A divisão do reino foi resultado da reintrodução da idolatria em Israel. 

I A IDOLATRIA DE SALOMÃO 

-Terminamos a lição passada mostrando que o reinado de Salomão primava pela sua prosperidade econômica. A sabedoria do rei havia levado o país a seu máximo esplendor e a ausência de guerras somente contribuía para o aumento do bem-estar de todo o povo de Israel.-No entanto, como já aludimos também na lição anterior, Salomão havia aberto uma perigosa brecha para a desobediência à lei de Moisés, que eram os casamentos políticos, com os quais Salomão buscava manter laços de amizade com os povos vizinhos e impedir que houvesse guerras.-Esta prática, entretanto, fez com que Salomão multiplicasse as mulheres, algo que um rei não poderia fazer segundo a lei de Moisés(Dt.17:17). O texto bíblico é claríssimo: Salomão amou muitas mulheres estranhas e, em razão disto, acabou permitindo que tais mulheres adorassem seus deuses. Tendo tido mil mulheres, sendo setecentas mulheres e trezentas concubinas, acabou tendo o seu coração pervertido por elas (I Rs.11:1-3). 

-Este episódio da história de Israel que, como veremos, foi extremamente trágico para toda a nação, mostra-nos algumas verdades que precisam ser bem aprendidas em nossos dias. 

-A primeira é que a família é a base da sociedade e, como tal, precisamos fazer com que nossas famílias sejam verdadeiros altares de adoração ao Senhor, pois, se a família servir a Deus, a igreja o servirá e, por conseguinte,toda a sociedade o servirá. A adoração a Deus começa no indivíduo e, depois, deve espraiar-se para a família e da família atingir a igreja e a sociedade. A família foi o primeiro ambiente criado por Deus para a Sua manifestação, como vemos registrado em Gn.2:24,25 e 3:8.-Salomão não poderia casar-se com mulheres estranhas e, muito menos, multiplicá-las como o fez. Assim fazendo, além de dar mau exemplo a todos os seus súditos, comprometeu a própria linhagem real, que sabia ser a linhagem messiânica pelas promessas feitas por Deus a seu pai Davi, das quais tinha plena consciência, como mostrou em sua oração na inauguração do templo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.