INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos o reinado de Acazias, filho de Acabe e Jezabel.
- Acazias é o retrato de quem rejeita a salvação.
I – A SOBREVIDA DADA A CASA DE ONRI
- Estudamos, nas lições anteriores, o trágico reinado de Acabe, o sexto rei do reino do norte, o segundo rei da terceira dinastia, a casa de Onri, pai de Acabe.
- A Bíblia não economiza palavras: Acabe foi o pior rei que tinha havido até então, pois, além de manter os “pecados de Jeroboão”, ainda se casou com Jezabel, filha do rei de Sidom, que introduziu o culto a Baal e a Aserá (ou Asera), os deuses da fertilidade, aprofundando sobremaneira a apostasia espiritual das dez tribos e quase que erradicando o culto a Deus no país.
- Por isso, Deus levantou o profeta Elias que, após três anos e meio de seca, fez descer do fogo do céu no desafio do monte Carmelo e todo o povo aclamou que só o Senhor era Deus e, deste modo, foram mortos todos os 850 profetas tanto de Baal quanto de Aserá, tendo, ainda por cima, o profeta orado e vindo chuva sobre a terra.
- Tudo isso, entretanto, não representou nem a morte nem o exílio de Jezabel, como até achara o profeta Elias, que, decepcionado, acabou por fugir e entrou em verdadeira depressão, tendo tido uma profunda experiência com o Senhor no monte Horebe, de onde voltou revigorado para dar continuidade a seu ministério.
- Jezabel continuou a dar as coordenadas para o governo de Israel, pois dominava completamente o rei Acabe e cometeu abominável crime ao mandar matar Nabote, vizinho do palácio do rei em Jezreel, que se recusara a vender a sua vinha a Acabe. Diante deste gesto ignominioso, Deus, então, mandou que Elias levasse uma mensagem a Acabe, em que o Senhor decidira exterminar a família reinante.
- Ao ouvir a mensagem, porém, Acabe se humilhou, pedindo misericórdia a Deus e, por causa disso, o Senhor avisou a Elias que a casa de Onri não seria destruída nos dias de Acabe, mas, sim, de seus filhos.
- Obteve, assim, a casa de Onri uma sobrevida, tendo ainda havido dois outros reis além de Acabe no trono de Israel, os seus dois filhos, Acazias e Jorão. Deus mostra, assim, a Sua misericórdia, dando oportunidade às pessoas para que se arrependam. O juízo divino sempre vem, pois Deus é justiça, mas ninguém poderá jamais acusar o Senhor de ter sido inflexível, intransigente. Deus sempre concede ao homem real oportunidade de
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.