Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

terça-feira, 27 de julho de 2021

Subsídio Lição 5 - O reinado de Acazias

 


 

INTRODUÇÃO

 
- Na sequência do estudo dos livros dos Reis, estudaremos o reinado de Acazias, filho de Acabe e Jezabel.


- Acazias é o retrato de quem rejeita a salvação.


I A SOBREVIDA DADA A CASA DE ONRI


- Estudamos, nas lições anteriores, o trágico reinado de Acabe, o sexto rei do reino do norte, o segundo rei da terceira dinastia, a casa de Onri, pai de Acabe.


- A Bíblia não economiza palavras: Acabe foi o pior rei que tinha havido até então, pois, além de manter os “pecados de Jeroboão”, ainda se casou com Jezabel, filha do rei de Sidom, que introduziu o culto a Baal e a Aserá (ou Asera), os deuses da fertilidade, aprofundando sobremaneira a apostasia espiritual das dez tribos e quase que erradicando o culto a Deus no país.


- Por isso, Deus levantou o profeta Elias que, após três anos e meio de seca, fez descer do fogo do céu no desafio do monte Carmelo e todo o povo aclamou que só o Senhor era Deus e, deste modo, foram mortos todos os 850 profetas tanto de Baal quanto de Aserá, tendo, ainda por cima, o profeta orado e vindo chuva sobre a terra.


- Tudo isso, entretanto, não representou nem a morte nem o exílio de Jezabel, como até achara o profeta Elias, que, decepcionado, acabou por fugir e entrou em verdadeira depressão, tendo tido uma profunda experiência com o Senhor no monte Horebe, de onde voltou revigorado para dar continuidade a seu ministério.


- Jezabel continuou a dar as coordenadas para o governo de Israel, pois dominava completamente o rei Acabe e cometeu abominável crime ao mandar matar Nabote, vizinho do palácio do rei em Jezreel, que se recusara a vender a sua vinha a Acabe. Diante deste gesto ignominioso, Deus, então, mandou que Elias levasse uma mensagem a Acabe, em que o Senhor decidira exterminar a família reinante.


- Ao ouvir a mensagem, porém, Acabe se humilhou, pedindo misericórdia a Deus e, por causa disso, o Senhor avisou a Elias que a casa de Onri não seria destruída nos dias de Acabe, mas, sim, de seus filhos.

- Obteve, assim, a casa de Onri uma sobrevida, tendo ainda havido dois outros reis além de Acabe no trono de Israel, os seus dois filhos, Acazias e Jorão. Deus mostra, assim, a Sua misericórdia, dando oportunidade às pessoas para que se arrependam. O juízo divino sempre vem, pois Deus é justiça, mas ninguém poderá jamais acusar o Senhor de ter sido inflexível, intransigente. Deus sempre concede ao homem real oportunidade de

 

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.