Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Subsídio Lição 3 - A chamada profética de Samuel





INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos livros de Samuel, analisaremos hoje a chamada profética de Samuel.

- Samuel, “o ouvido por Deus”, aprendeu a também ouvir a Deus.

I – SAMUEL EM SILÓ

- Na lição anterior, vimos que Samuel foi deixado, em tenra idade, no tabernáculo em Siló, onde, segundo o texto sagrado, ficou servindo ao Senhor perante o sacerdote Eli (I Sm.2:11), ministrando perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho (I Sm.2:18).

- Desde a mais tenra idade, doado que havia sido ao Senhor, Samuel foi inserido na linhagem sacerdotal, como o demonstram as suas vestimentas, aprendendo a ministrar na casa do Senhor.

- Sua pouca mas decisiva formação que teve com sua mãe até o desmame (I Sm.1:22,23), sem falar nos encontros anuais que tinha com seus pais (I Sm.2:19), deram uma suficiente formação familiar ao menino que, encontrou em Siló um ambiente espiritualmente adverso.

- Conforme haveremos de estudar na próxima lição, os filhos de Eli, Hofni e Fineias, eram filhos de Belial, não conheciam o Senhor e estavam levando ao limite da paciência divina a impiedade, inclusive no tocante ao serviço do tabernáculo (I Sm.2:12). Entretanto, Samuel não se deixou contaminar por este ambiente.

- É sabido que a instrução dada até o terceiro ano de vida de uma pessoa é fundamental para a formação de seu caráter. Daí a grande preocupação que o inimigo de nossas almas tem de desvirtuar os pequenos o quanto antes, fazendo-lhes perder a inocência e ter toda a sorte de más orientações e influências. Casos como os de Samuel e de Moisés, por exemplo, mostram que uma formação cuidadosa nos princípios divinos nos primeiros anos de vida propiciam o surgimento de um ambiente plenamente favorável à piedade. Não é à toa que Salomão tenha dito para instruirmos a criança no caminho em que deva andar pois, quando envelhecer, não se esquecerá dele (Pv.22:6).

- Por isso, é preocupante a desatenção que se tem verificado nos lares dos que se dizem cristãos ser com a formação doutrinária de seus filhos. Os pais mais dedicados limitam-se a levar seus filhos à Escola Bíblica Dominical, o que é importante, mas que, por si só, é quase que insignificante, pois como pretender que nossos filhos tenham uma sólida formação que os impeça de ser levados pelo mundo, com no máximo duas horas de instrução bíblica por semana, enquanto ficam sob o alvo e o ataque de inúmeros ensinamentos malignos, seja na mídia, seja no sistema educacional, que se tem tornado um dos principais pilares de perversão e de corrupção de nossas crianças, jovens e adolescentes?

- De igual maneira, não se compreende a inércia de nossas lideranças que, ante a retumbante vitória que se teve no Supremo Tribunal Federal para que se permitisse o ensino religioso confessional nas escolas...


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.