Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Subsídio Lição 2 - O nascimento de um líder profético em Israel




INTRODUÇÃO

- A narrativa do nascimento de Samuel mostra que ele seria alguém especial na história de Israel.
- Deus sempre cuida do Seu povo, não é indiferente.

I – A SITUAÇÃO ESPIRITUAL DE ISRAEL ANTES DO NASCIMENTO DE SAMUEL

- Após uma lição introdutória, daremos início propriamente ao estudo dos dois livros de Samuel, nos seus mais importantes temas, iniciando, como não podia deixar de ser, com o episódio do próprio nascimento de Samuel, que é um milagre, já que sua mãe era estéril.

- Antes, porém, de verificarmos as circunstâncias deste nascimento e as lições que podemos dele extrair, mister se faz dar um quadro da situação espiritual e política de Israel naqueles dias, situação esta que é descrita em Jz.2:7-23 em texto cuja autoria a tradição judaica atribui ao próprio Samuel.

- Israel vivia o período dos juízes, um período caracterizado por um “círculo vicioso” em que, geração após geração, havia uma ignorância a respeito das coisas de Deus, pois os pais não ensinavam aos filhos a lei do Senhor e, em virtude desta deficiência, as famílias eram influenciadas pelo modo de vida dos gentios, até porque, em desobediência ao próprio Deus, não haviam destruídos todos os moradores primitivos da terra de Canaã e esta convivência com eles havia sido um laço para a própria vida espiritual dos israelitas.

- Assim, desconhecendo a lei do Senhor e sofrendo a influência dos povos que viviam no meio deles, os israelitas inevitavelmente adotavam uma vida desagradável ao Senhor, adotando a idolatria e todas as atitudes decorrentes dela, como a imoralidade sexual e toda sorte de pecados, negando, assim, a condição de “reino sacerdotal e povo santo”, que haviam prometido ser quando do pacto firmado no monte Sinai (Ex.19:6).

- Em virtude deste desvirtuamento espiritual, que já durava mais de 300 anos, o povo de Israel não prosperava em aspecto algum, até porque seu bem-estar material dependia do cumprimento da aliança, como ficara estabelecido no chamado “pacto palestiniano”, firmado nos montes Ebal e Gerizim, conforme determinado por Deus (Dt.27 e 28; Js.8:30-35). Tudo o que uma geração conquistava com o suor do seu rosto, era tomado pelos povos inimigos, visto que, neste “círculo vicioso”, sempre que uma geração assumia a direção do povo, em uma vida descompromissada com o Senhor, Deus permitia que algum povo estrangeiro dominasse os israelitas, num período de “opressão”, que só terminava quando o povo, clamando a Deus, se arrependia de seus pecados e, então, o Senhor levantava um juiz, que era um libertador que, assumindo o comando de Israel, livrava o país daquela “opressão”.

- No entanto, depois que o juiz morria, tudo voltava ao que era antes. A geração que havia se arrependido e clamado a Deus não ensinava a lei de Deus aos seus filhos e o processo se repetia. Consequência disso é que....


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.