Tema: O Governo divino em mãos humanas – Liderança do Povo de Deus
em 1º e 2º Samuel.
-
Capa:
O
que vemos?
Uma
coroa e um livro fechado.
O
que a figura tem a ver com o tema?
A
coroação de homens para reinar sobre Israel, que estudaremos ao abrir os livros
de I e II Samuel.
-
Comentarista: Pastor Osiel Gomes
Apresentem informações sobre
ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto
dele.
-
Lições do trimestre:
Leiam
alternadamente os títulos. A metade da turma lê as lições de números ímpares e
a outra parte, os pares.
07 – Agora, trabalhem a lição 01:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo
os Dois livros de Samuel.
- Ao falar que os dois de livros de
Samuel são históricos, aproveitem e apresentem a classificação dos livros do
Antigo Testamento.
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica
“Faça o que seu Mestre mandar”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Faça o que o Mestre
mandar
Objetivos:
Refletir sobre a obediência a
Deus e a sua palavra.
Destacar que a desobediência
do povo de Israel gerou consequências negativas.
Material: Uma
venda
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,
para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para
ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à
esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos,
vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa
forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos,
enfatizando a importância de conhecermos o ensinamento da Palavra de Deus e
obedecê-lo.
- Retirem a venda do aluno e
façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo
guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas
do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos
ter com os verdadeiros ensinos.
- Pode acontecer que o aluno
“cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir
direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
Esta atitude proporcionará a
vocês a oportunidade de falar que o povo de Israel foi desobediente aos
mandamentos de Deus.
Ideia original desconhecida do
uso de uma venda em dinâmica.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua pergunta.