Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Subsídio Lição 11: Os Prejuízos da Mentira na Família


 

 

I -A MENTIRA É DIABÓLICA


- Na sequência do estudo sobre os relacionamentos familiares à luz de exemplos da Palavra de Deus, abordaremos os prejuízos da mentira na família.
- A mentira é a primeira filha do diabo. Jesus diz que o diabo é o pai da mentira, porque não há verdade nele e, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso (Jo.8:44).
- Sabemos que o primeiro pecado foi a soberba. Quando o querubim ungido quis ser igual a Deus e subir ao Seu trono (Is.14:13,14), foi achada iniquidade no interior daquele ser (Ez.28:15), surgindo, então, como realidade, o mal, o pecado, que, até então, era apenas uma possibilidade, já que Deus havia criado os anjos com livre-arbítrio e, portanto, o poder entre escolher o bem e o mal.
- Depois da soberba, o pecado a surgir é, precisamente, a mentira, pois, para realizar o seu intento de ser semelhante a Deus, de pôr seu trono acima do Altíssimo, Satanás teria de convencer os demais anjos a segui-lo, a efetuar uma rebelião nos céus.
- Para tanto, precisaria trazer argumentos, defender pontos de vista e circunstâncias que não eram reais, que não correspondiam à realidade, que eram contrários a Deus, que é a verdade (Jr.10:10). Eis o surgimento da mentira, que, como diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “o que se afirma como verdade mesmo com a consciência de que não está conforme a realidade”.
- Por isso o Senhor Jesus diz que o diabo é mentiroso, o pai da mentira, pois foi o primeiro a mentir e toda a sua existência, a partir de então, passou a ser a de contrariar a verdade, que é Deus, motivo pelo qual sempre está a trabalhar com a mentira.
- A mentira é tão terrível que se trata de pecado que leva para a perdição não só quem o comete, mas que ama o seu cometimento, pois ficarão de fora da cidade santa os que amam e cometem a mentira (Ap.22:15).

 - Quando tentou Eva, o diabo mentiu, dizendo que a ingestão do fruto da ciência da árvore do bem e do mal não causaria a morte, como dissera o Senhor, mas, ao revés, faria com que os olhos fossem abertos e eles fossem como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn.3:5).
- Notemos que, realmente, quando o primeiro casal ingeriu o fruto, os seus olhos foram abertos, como disse Satanás (Cf. Ap.3:7) e passaram eles a experimentarem, a conhecerem o bem e o mal (Ap.3:22), mas não ficaram iguais a Deus, mas, pelo contrário, se tornaram em escravos do pecado (Jo.8:34) e, como Deus havia dito, morreram, pois não tinham mais comunhão com Deus (Gn.3:10).
- Vemos, pois, que toda mentira sempre tem um lastro de verdade, sempre apresenta elementos que são verídicos, sem o que não se terá credibilidade a ela e toda mentira é dita para ser crida, para enganar as pessoas, de modo a que acreditem que o que está sendo dito é a realidade, quando não no é.
- O diabo, por ser mentiroso, engana todo o mundo (Ap.12:9) e, em virtude disto, tem levado muitos à perdição eterna. Devemos ter todo cuidado para não cremos na mentira, mas, sim, crermos na verdade, que é Deus e a Sua Palavra (Cf. Jo.17:17). Os que preferirem crer na mentira, sofrerão terrível juízo da parte do Senhor (II Ts.2:10-12).
- Aliás, estamos na iminência destes dias em que o Senhor permitirá que as pessoas creiam a mentira por terem prazer na iniquidade, precisamente porque rejeitaram o Senhor Jesus, que é a verdade (Jo.14:6), não aceitando ser convencidos pelo Espírito Santo, que é o Espírito da verdade (Jo.16:13).
- O justo aborrece a palavra de mentira (Pv.13:5) e não há como dizermos que servimos a Deus e que nossa família serve a Deus se não odiarmos a mentira, se não deixarmos de ter a mentira como uma possibilidade em nossas vidas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.