Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Subsídio Lição 01: A Igreja diante do Espírito da Babilônia

 



 

 INTRODUÇÃO


- Neste trimestre, estaremos a estudar o tema do embate entre a Igreja e o mundo, denominado no título deste estudo como “o império do mal”.
- A Igreja é um corpo estranho neste mundo dominado pelo maligno.


I – A OPOSIÇÃO ENTRE A IGREJA E O MUNDO


- Estamos dando início a mais um trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical, um trimestre temático, onde estaremos a estudar o embate entre a Igreja e o mundo, que o título denominou de "império do mal”.
- Quando nos utilizamos da expressão “mundo”, devemos, antes de mais nada, não confundirmos os dois principais significados desta palavra. “Mundo”, por primeiro, significa o universo físico, todas as coisas que foram criadas por Deus. Neste sentido, aliás, o escritor aos hebreus fala em “mundos” (Hb.11:3). Este mundo é a criação de Deus (Sl.24:1).
- O outro significado de “mundo”, que é o que será utilizado no estudo deste trimestre, tem a ver com o sistema contrário a Deus, liderado por Satanás, uma organização rebelde contra o Senhor, que busca ter uma vida independente do senhorio divino, em que prevalece a maldade e o pecado.
- Este sistema é liderado pelo diabo, que, por isso mesmo, é chamado pelo Senhor Jesus de “princípio deste mundo” (Jo.12:31; 14:30; 16:11), formado por todos os seres, demônios e homens, que rejeitam obedecer a Deus e que pretendem ter uma vida independente, querendo dizer a si mesmos o que é o bem e o que é o mal.
- Este “mundo” está no maligno (I Jo.5:19), precisamente porque os seus componentes estão escravizados pelo pecado (Jo.8:34), fazendo a vontade do seu pai, que é o diabo (Jo.8:44), razão pela qual se trata de um “império da morte” (Hb.2:14) e um ambiente dominado pelo engano e pela mentira.
- Neste “mundo”, todo ser humano ingressa quando adquire a consciência, pois é portador de uma natureza pecaminosa, nasce à imagem e semelhança de Adão (Gn.5:3), é formado em iniquidade (Sl.51:5), de forma que, quando é apto para escolher entre o bem e o mal, inevitavelmente escolhe o mal, pecando e se tornando, com isso, escravo do pecado (Jo.8:34).
- É preciso, pois, que creiamos em Jesus Cristo e, assim o fazendo, Ele nos livra do pecado (Jo.8:36), libertação esta que é tríplice: somos libertos do poder do pecado (At.26:16,17), do corpo do pecado (Rm.7:24,25) e da natureza do pecado (II Co.5:17).
- Bem se vê, portanto, que, quando alguém é salvo na pessoa de Jesus e passa a pertencer à Igreja, já que é inserida no corpo de Cristo (I Co.12:13), é liberto do mundo, é retirado dele, sai do mundo, e, por isso mesmo, o Senhor Jesus diz que está no mundo, mas não é mais do mundo (Jo.17:11,14,16).
- Aliás, a própria expressão “igreja”, em grego “ekklesia”, significa “chamados para fora”. Se alguém crê em Jesus, simplesmente deixa de pertencer ao mundo, sai dele, embora permaneça fisicamente no ambiente dominado pelo mundo.
- Percebe-se, portanto, que, por definição, há uma oposição entre o mundo e a Igreja. Quem passa a pertencer a Igreja deixa de pertencer ao mundo e quem não pertence à Igreja, pertence ao mundo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.