Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Subsídio Lição 9 - Gogue e Magogue: Um dia de juízo

 


 

- Os capítulos 38 e 39 do livro de Ezequiel falam de um conflito em que Israel terá um êxito militar.
- Israel sairá fortalecido da guerra contra Magogue, que o porá em condição de fazer um acordo com o governante mundial, o Anticristo.


I – O QUE É A GUERRA ENTRE ISRAEL E MAGOGUE


- Na sequência do estudo do livro do profeta Ezequiel e da sua aplicação a nossos dias, analisaremos a profecia constante dos capítulos 38 e 39, que é o limiar dos últimos acontecimentos da história da humanidade.
- A profecia dos capítulos 38 e 39 do livro do profeta Ezequiel fala-nos de uma guerra que será travada entre Israel e um grupo de nações que se unirá a Magogue, que pretenderá invadir a terra de Canaã “no fim dos anos” (cfr. Ez.38:8).
- Em primeiro lugar, devemos tomar cuidado para não confundirmos este conflito descrito no livro do profeta Ezequiel com dois outros eventos distintos, a saber:
a) a batalha do Armagedom, que é o conflito que haverá entre os exércitos do Anticristo e Israel, que ocorrerá no final da Grande Tribulação;
b) a rebelião final de Gogue e Magogue, ou seja, o conflito que haverá entre os que se rebelarem contra o reino de Cristo, no final do milênio, que é descrita em Ap.20:7-10.
- Isto é importante considerar porque muitos, diante do colapso da União Soviética, em 1989, puseram, indevidamente, em descrédito muitos dos estudos que foram realizados a respeito da guerra entre Israel e Magogue, em especial aquele formulado pelo pastor Abraão de Almeida no livro “Israel, Gogue e o Anticristo”, seja porque a interpretação a respeito deste conflito foi relacionada à manutenção do regime comunista no planeta até aquele episódio, seja porque muitos tenham associado o regime comunista ao Anticristo (notadamente teólogos norte-americanos), duas interpretações que nada têm a ver com o vaticínio bíblico de Ezequiel 38 e 39.
- Tal associação, aliás, que se entendia ter caído em descrédito com o colapso da União Soviética, não se mostra desarrazoada em nossos dias, quando se verifica que o movimento comunista internacional está fortalecido na atualidade e é um três “projetos de dominação global” que se mostram no cenário político mundial, como bem dizia o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho (1947-2022), projetos estes que têm como característica comum o anticristianismo, a saber: o russo-chinês, o islamismo e o globalismo ocidental. 

OBS: “…As forças históricas que hoje disputam o poder no mundo articulam-se em três projetos de dominação global: o “russo-chinês” (ou “eurasiano”), o “ocidental” (às vezes chamado erroneamente “anglo-americano”) e o “islâmico”.…” (CARVALHO, Olavo de. Os donos do mundo. 21 fev. 2011. Disponível em: https://olavodecarvalho.org/os-donos-do-mundo/ Acesso em 20 ago. 2022).
II – QUEM É MAGOGUE
- Depois de ter falado sobre a restauração nacional de Israel (tema que será abordado na próxima lição), Ezequiel, segundo os cronologistas bíblicos Edward Reese e Frank Klassen, no ano 580 a.C., 13 anos após o início de seu ministério, profere uma profecia para o “fim dos anos” (Ez.38:8).
- “No fim dos anos” tem o significado de “último tempo” (I Pe.1:15; Jd.18), “tempo do fim” (Dn.8:19), “últimos tempos” (I Tm.4:1), expressão que todos sabemos, é o período histórico que se inicia na parte final da dispensação da graça, que o Senhor Jesus denomina de “princípio das dores” (Mt.24:8) e vai até o final da história, no término do milênio. É o nosso tempo.
- “…Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal…” (Ez.38:2,3) “…conceberá um mau desígnio e dirá: Subirei contra a terra das aldeias não muradas, virei contra os que estão em repouso, que habitam seguros. Todos eles habitam sem muro e não têm ferrolho nem portas, a fim de tomar o despojo, e de arrebatar a presa, e tornar a tua mão contra as terras desertas que agora se habitam, e contra o povo que se ajuntou dentre as nações, o qual tem gado e possessões, e habita no meio da terra.” (Ez.38:10b-12).
- Percebe-se, portanto, que esta personagem que a Bíblia denomina de Gogue e que é o príncipe de Meseque e de Tubal, resolverá invadir a terra de Canaã, que é a terra de aldeias, quando haverá uma relativa sensação de paz no meio do povo de Israel (“o povo que se ajuntou entre as nações”), buscando dominar os recursos naturais existentes na região.
- A primeira dificuldade que se tem é a identificação de quem seja Gogue. A Bíblia diz que se trata de uma pessoa, de uma autoridade, o príncipe de Meseque e de Tubal, lugares situados na terra de Magogue.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.