Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Subsídio Lição 5 - Contra os falsos profetas

 


 

INTRODUÇÃO


- Muitas das mensagens de Ezequiel se voltaram contra os falsos profetas.
- Os dias de apostasia são dias de proliferação de falsos profetas.


I – OS FALSOS PROFETAS NO MEIO DO POVO DE DEUS


- Na continuidade do estudo do livro do profeta Ezequiel com uma perspectiva para os nossos dias, veremos a mensagem que o Senhor dá ao Seu servo contra os falsos profetas.
- A existência de falsos profetas no meio do povo de Deus pode causar estranheza num primeiro momento, já que seria do interesse do Senhor impedir que a mentira pudesse ter lugar no meio daqueles que O servem.
- No entanto, já na lei, o Senhor alertara o povo para esta realidade. Em Dt.13:1-11, é dito ao povo que deveria matar todo profeta que, realizando prodígios e sinais, viesse a trazer mensagem diferente da divina, incitando o povo à prática da idolatria e do pecado, mostrando, com isso, que não só haveria falsos profetas no meio de Israel, mas que eles teriam, inclusive, poderes sobrenaturais, a fim de trazer circunstâncias que aumentasse a sua credibilidade entre os seus concidadãos.
- Nesta oportunidade, aliás, o Senhor explica porque permitiria tal situação: “...o Senhor vosso Deus vos prova para saber se amais o Senhor, vosso Deus, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma” (Dt.13:3).
- Deus permite que haja falsos profetas para que sejamos provados quanto ao amor por Ele. Quem ama a Deus, guarda a Sua Palavra (Jo.14:21,23) e não há melhor modo de provarmos nosso amor ao Senhor do que observando a Sua Palavra, rejeitando toda e qualquer mensagem que contrarie o que está escrito na Bíblia Sagrada.
- Amar a Deus é o primeiro e grande mandamento da lei (Mt.22:36-38). Ao permitir que haja falsos profetas, o Senhor nos estimula, nos incentiva, nos impele a cumprir o maior mandamento da lei, a provarmos que temos no amor a Ele a base de toda a nossa vida espiritual.
- A presença dos falsos profetas, portanto, é uma provação e toda provação, como sabemos, é um mal aparente que causa enorme benefício para o servo de Deus. Eis porque o Senhor permite que haja falsos profetas no meio do Seu povo. 

- Além deste propósito divino, temos que observar que a presença de falsos profetas também faz com que lembremos a imperfeição que é ínsita à nossa natureza. Somos criaturas, somos meros homens e, como tal, somos imperfeitos, dependemos de Deus para nos completarmos, tanto que o Senhor instituiu os dons ministeriais na Igreja para que haja o aperfeiçoamento dos santos (Ef.4:11,12).
- Quando falsos profetas surgem no meio do povo de Deus, notamos esta imperfeição, pois os integrantes do povo, mesmo sendo servos do Senhor, não conseguem impedir que o inimigo semeie esta gente entre eles. Esta verdade nos é ensinada pelo Senhor Jesus na parábola do joio e do trigo (Mt.13:25).
- O adversário, a mais astuta criatura que existe (Gn.3:1; Ap.12:9), que sempre nos engana e que é superior aos homens, feitos pouco menores que os anjos (Sl.8:5), consegue infiltrar falsos profetas, estes agentes seus, no meio do povo e temos, então, de perceber, por suas mensagens, que são mentirosos e agentes do inimigo, mantendo nossa fé em Deus e crendo na Sua Palavra, demonstrando, assim, que O amamos com todo o nosso coração.
- O apóstolo Paulo, inclusive, diz que é necessário haver heresias no meio do povo para que se manifestem os sinceros (I Co.11:19). A presença dos falsos profetas permite que saibamos quem é realmente servo de Deus e quem não no é.
- Quando estamos diante de um período de apostasia generalizada, quando há multiplicação da iniquidade e a injustiça cometida chega ao limite da longanimidade divina, uma das características é, precisamente, quando ocorre uma proliferação de falsos profetas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.