Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Subsídio Lição 3 - As abominações do templo


 

 

INTRODUÇÃO


- Ezequiel é levado pelo Senhor ao templo em Jerusalém para presenciar as abominações que eram feitas ali, na própria casa de Deus.
- Os judaítas não tinham mais a menor reverência a Deus no templo de Jerusalém.


I – A VISÃO DE EZEQUIEL NO TEMPLO DE JERUSALÉM – A IMAGEM DE CIÚMES


- O profeta Ezequiel foi levado para a Babilônia, segundo os cronologistas bíblicos Edward Reese e Frank Klassen, em 16 de março de 598 a.C., na terceira deportação, onde foram levados 10.000 cativos, incluindo o rei de Judá, Joaquim (II Rs.24:10-15; II Cr.36:10).
- Ezequiel era de linhagem sacerdotal (Ez.1:3) e começou a ter visões proféticas quando tinha trinta anos de idade, no quinto ano do cativeiro, o que mostra que foi levado cativo quando tinha 25 anos de idade, precisamente a idade em que poderia iniciar o seu ofício sacerdotal.
- Treinado para exercer o sacerdócio, Ezequiel era alguém que conhecia muito bem o templo em Jerusalém, havia sido preparado para ali servir ao Senhor, e, portanto, quando lhe foram reveladas abominações naquele lugar sagrado, como vemos no capítulo 8 de seu livro, no sexto ano do seu cativeiro, ele pôde aquilatar bem o desagrado divino para com o povo judaíta e, deste modo, observar como era justa a determinação para a destruição tanto do templo quanto de Jerusalém.
- Vivia-se um tempo de apostasia generalizada do povo de Judá e de início da execução do juízo que o Senhor tinha dito iria efetuar desde o término do reinado de Manassés, num período de cerca de 40 anos, conclamando o povo ao arrependimento, mas sem êxito.
- Por isso, este período é de singular exemplo para nós, que também estamos a viver um tempo de apostasia espiritual e de início da execução do juízo que o Senhor tem determinado sobre o mundo por ter rejeitado Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o chamado “princípio das dores” (Mt.24:8).
- E, como “não há nada novo debaixo do sol” (Cf. Ec.1:9), temos que, infelizmente, estas mesmas abominações se encontram em nossos dias e, por isso, vamos fazer uma breve reflexão para que não venhamos a ser destes que estão a cometê-las, até porque o resultado desta prática, como vemos no capítulo 9 do livro do profeta Ezequiel, é o extermínio, a morte daqueles que tiveram tais atitudes. Que Deus nos guarde! 

- Ezequiel estava assentado em sua casa juntamente com os anciãos de Judá. De repente, veio sobre o profeta uma semelhança como aparência de fogo, sendo que, dos lombos para baixo era fogo e dos lombos para baixo aspecto de resplendor, como cor de âmbar. (Ez.8:1,2).
- Ezequiel, então, viu como uma mão que tomou pelos cabeços da sua cabeça e lhe levou até Jerusalém em visões de Deus até a entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte (Ez.8:3).
- Ezequiel estava sentado com os anciãos, mas só ele viu a glória de Deus, só a ele veio o Senhor, só ele foi transportado em visões de Deus.
- Também, só os que nascem de novo ao crer em Jesus veem o reino de Deus (Jo.3:3), só os que servem a Deus podem ser transportados para Jerusalém, e não a Jerusalém terrestre, para onde foi levado em visão o profeta, mas a Jerusalém celestial, onde para sempre habitaremos com o Senhor.
- E, a qualquer instante, temos acesso aos céus, onde o Senhor nos abriu um novo e vivo caminho, podendo chegar à presença do Senhor, ao trono da graça (Hb.4:14-16; 10:19-23).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.