Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Subsídio Lição 2 - Vem o Fim


 

 

INTRODUÇÃO


- As primeiras mensagens do profeta Ezequiel lembram os judaítas de que era iminente o juízo máximo previsto na lei – o exílio.
- Ezequiel mostra que Deus sempre alerta antes de mandar o juízo.


I – A PRIMEIRA MENSAGEM PROFÉTICA DE EZEQUIEL


- Na continuidade do estudo do livro do profeta Ezequiel, sob o aspecto da preparação do povo de Deus para os últimos dias, estudaremos, nesta lição, as primeiras mensagens proféticas do profeta, constantes dos seus capítulos 4 a 7.
- Tendo ido ao vale, onde o Senhor reafirmou a sua chamada, o profeta Ezequiel ficou mudo, somente passando a falar quando Deus lhe trazia uma mensagem, numa espécie de sinal para que o povo tinha plena certeza de que as mensagens proferidas eram provenientes do Senhor, eram autênticas.
- Vemos, portanto, qual o verdadeiro papel que o sinal exerce na pregação do Evangelho. Ele serve de confirmação da Palavra (Mc.16:20), de autenticação daquilo que é dito, para que não paire qualquer dúvida sobre a veracidade da mensagem trazida da parte do Senhor para as pessoas.
- O sinal não tem o papel de fazer as pessoas acreditarem na mensagem, mas reforça a autenticidade e veracidade da mensagem, é um reforço para confirmar a fé que se lhe deu. É bem por isso que ninguém permanece na congregação dos justos por causa de milagres, mas os milagres dão firmeza a quem creu na pregação e, por isso, ingressou em tal congregação.
- Tendo ficado mudo, mandou o Senhor que o profeta tomasse um tijolo e o pudesse diante dele, gravando nele a cidade de Jerusalém e montasse uma espécie de “maquete” construindo um cerco e edificando uma fortificação, levantando contra ela uma tranqueira, pondo arraiais e aríetes em redor, ou seja, o profeta deveria fazer uma miniatura da situação de cerco que enfrentaria Jerusalém, a fim de encenar ao povo o que aconteceria com a capital de Judá (Ez.4:1,2).
OBS: “…A ligação sintática entre a descrição de Ezequiel sendo amarrado em 3.22-27 e o capítulo 4 cria a impressão que Yahweh não gastou tempo em dar a Ezequiel sua primeira responsabilidade ministerial. Por intermédio de uma série de dramatizações confusas, mas retoricamente fortes, deve falar diretamente sobre o inevitável destino de Jerusalém...” (BLOCK, Daniel Isaiah. Comentário de Ezequiel. Trad. de Marcelo Tollentino e Válter Graciano Martins. São Paulo: Cultura Cristã, 2021. v.1, p.176) 

- O profeta, então, deveria pôr uma assadeira de ferro entre esta miniatura e o profeta e deveria se deitar ali, sobre o seu lado esquerdo, e isto faria durante trezentos e noventa dias, que seriam precisamente os dias que durariam a maldade da casa de Israel e, depois, deveria ele se deitar do lado direito por quarenta dias, para representar a maldade de Judá. O profeta também teria de pôr sobre si cordas e tomar trigo, cevada, favas, lentilhas, trigo miúdo e colocá-los numa vasilha e fazer deles pão naquele local, para ali se alimentar, comendo vinte siclos cada dia, de tempo em tempo, igualmente bebendo água sob medida, a sexta parte de um him de tempo em tempo, sendo que deveria utilizar como combustível esterco humano (Ez.4:3-12).
- Muitos interpretam essa assadeira de ferro como sendo a separação entre Deus e o povo por causa dos seus pecados (Cf. Is.59:2), outros como sendo a própria situação do cerco de Jerusalém.
- Muita discussão, também, se tem quanto aos “trezentos e noventa dias”, que corresponderia a trezentos e noventa anos. Este período seria apenas do reino de Israel, o reino do norte, ou englobaria todo Israel. Seria até a destruição de Jerusalém, englobando os 40 anos referentes a Judá, ou apenas um período antes destes 40 anos?

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.