Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Subsídio Lição 13 - Resistindo às sutilezas de Satanás


 

 

INTRODUÇÃO


- Terminando o estudo dos ataques contra a Igreja de Cristo, falemos como resistir ao engano do diabo.
- A Igreja deve resistir ao diabo pelo conhecimento das Escrituras e pelo poder de Deus.


I – O CONHECIMENTO DA VERDADE


- Estamos terminando o estudo a respeito dos ataques contra a Igreja de Cristo, as sutilezas de Satanás nesses dias que antecedem a volta de Jesus Cristo.
- O diabo, sendo o pai da mentira, tendo a sua própria natureza como mentirosa (Jo.8:44), não poderia usar de outra arma senão a própria mentira, o engano, a falsidade, buscando assim iludir os seres humanos para que se desviem da verdade e acabem por descrer na Palavra de Deus, perdendo a oportunidade de se salvar na pessoa de Jesus Cristo e obter a vida eterna.
- As Escrituras afirmam-nos que o diabo é a mais astuta criatura do Universo (Gn.3:1) e que engana todo o mundo (Ap.12:9), sendo certo que se trata de um anjo e, como tal, superior aos homens, que foram feitos pouco menores do que os anjos (Sl.8:5).
- Em sendo assim, tem-se que não pense o homem, mesmo o que for salvo na pessoa de Cristo Jesus, que tenha condições de, com suas próprias forças, com a sua própria natureza, não ser enganado pelo diabo. Muito pelo contrário: sendo o homem dotado de natureza pecaminosa, é alvo fácil do inimigo, de modo que, ao atingir a consciência, inevitavelmente pecará, será enganado pelo diabo e permanecerá nesta situação a menos que creia em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
- Tanto assim é que o diabo a todos tenta, independentemente de quem seja a pessoa tentada. Tentou o primeiro casal, que não tinha a natureza pecaminosa quando foi criado, como também tentou Jesus, que, igualmente, por ser sido gerado por obra e graça do Espírito Santo, não tinha também a natureza pecaminosa. Ninguém está livre de ser tentado, e em todos os aspectos da vida, pois Nosso Senhor e Salvador em tudo foi tentado (Hb.4:15).
- Não é por outro motivo, aliás, que, ao nos ensinar a orar, o Senhor Jesus disse que pedíssemos que não fôssemos induzidos em tentação, ou seja, que não caíssemos em tentação, que não cedêssemos à tentação, que pedíssemos que fôssemos livres do mal (Mt.6:13; Lc.11:4), porque sabia que sempre seríamos tentados e, portanto, não adiantaria pedirmos para que não fôssemos tentados.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.