Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Subsídio Lição 12: A Sutileza da Espiritualidade Holística


 

 

INTRODUÇÃO


- Na sequência do estudo dos ataques contra a Igreja de Cristo, hoje analisaremos a “espiritualidade holística”.
- Não há possibilidade de nos religarmos a Deus a não ser por Jesus Cristo.


I – O QUE É ESPIRITUALIDADE HOLÍSTICA


- Na sequência do estudo dos ataques contra a Igreja de Cristo, veremos hoje a chamada “espiritualidade holística”, que nada mais é que uma tentativa de se desenvolver uma espiritualidade à margem de Jesus Cristo e das Escrituras, que são Suas fiéis testemunhas (Jo.5:39).
- A “espiritualidade holística”, segundo um teólogo que é seu defensor, Frei Jacir, pode ser assim definida: “Esse modo de ser se define como sendo um modo de viver a fé e a relação com o Sagrado, para além dos modos convencionais das religiões institucionalizadas, isto é, de forma corpórea, integrada e afetiva. A fé é a mesma, mas ela é vivenciada de forma diferenciada, sem, necessariamente, estar vinculada à uma religião. O Sagrado não perdeu o seu sentido, muito pelo contrário, Ele está sendo revisitado sob novo olhar, novas perspectivas. Uma pessoa holística, característica pós-moderna, pode até participar dos ritos religiosos com experimento de relações, mas não como adesão a essa ou àquela religião. Ela participa de uma celebração de batizado, casamento etc. mesmo não sendo católica ou evangélica. Holístico, substantivo grego originários de holos (o todo, inteiro), é o modo de ver a si mesmo, os outros e o mundo como um todo interligado, em relação e não separado. Uma espiritualidade holística é aquela que considera a integração entre a razão, o corpo e os sentimentos. Desse modo, Deus deixa de ser um Ser Superior, Transcendente e Poderoso, mas próximo das pessoas.…” (Espiritualidade holística e o vazio existencial. 22 out. 2021. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/613897-espiritualidade-holistica-e-o-vazio-existencial Acesso em 24 maio 2022).
- Bem se percebe, já, por esta definição, que a “espiritualidade holística” pretende ser “uma nova forma de pensar o sagrado”, uma “espiritualidade desvinculada de instituições, religiões”, uma “nova forma de se aproximar de Deus”.
- Temos aqui a velha cantilena de Satanás, já contada a Eva nos primórdios da história da humanidade, em que o diabo também prometeu à mulher que ela “seria igual a Deus, sabendo o bem e o mal” (Gn.3:5) tão somente se deixasse de observar o que Deus havia dito.
- O fato é que, ao lado do materialismo e do ateísmo, estes dois enganos que Satanás tem conseguido impor a muitos seres humanos, fazendo-os desacreditar que exista algo além do material, além do natural, tem havido  também outra mentira recorrente, já aplicada ao primeiro casal no Éden: a falsa espiritualidade, a espiritualidade que parte do homem em busca de Deus ou em concorrência com Deus.
- O diabo não podia, evidentemente, chegar a Eva e dizer que Deus não existia. O primeiro casal desfrutava da comunhão com Deus e toda viração do dia tinha um momento especial com o seu Criador. Dizer que Deus não existia ou que o mundo se resumia ao que havia no jardim de natural seria uma tolice sem tamanho que a mais astuta das criaturas de Deus não iria cometer.
- Então, sabendo que o primeiro casal tinha exata noção da dimensão espiritual, a antiga serpente urdiu um plano para enganar a mulher, trazendo a promessa de que era possível uma espiritualidade ditada pelo homem, uma espiritualidade independente de Deus e, com esta inverdade, gerou no primeiro casal o mesmo sentimento que ele próprio havia tido tempos antes: o de querer ser igual a Deus, o de ter uma existência independente de Deus.
- Logo o primeiro casal verificou que tudo não passara de uma mentira, de uma ilusão. Embora tivessem tido seus olhos abertos, esta abertura de olhos só lhes trouxe a vergonha e a culpa, o medo e a separação de Deus, e, como consequência, o homem passou a ser escravizado pelo pecado e a ter diversos castigos da parte do Senhor.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.