Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Subsídio Lição 11 - A sutileza das mídias sociais

 


 

INTRODUÇÃO


- As mídias sociais são controladas por pessoas anticristãs.
- As mídias sociais são utilizadas para nos fazer perder a fé.


I – A COMUNICAÇÃO SEGUNDO A ÉTICA CRISTÃ


- Na continuidade do estudo das sutilezas de Satanás, dos ataques do diabo contra a Igreja, veremos hoje como o inimigo tem se utilizado do sistema de comunicação em massa, particularmente das mídias sociais, o principal meio de difusão de informações da atualidade.
- Quando tratamos do tema do comportamento nas redes sociais, temos, antes de mais nada, lembrar que o homem foi criado por Deus como um ser social. Após ter criado o homem, o Senhor disse que não era bom que ele estivesse só (Gn.2:18), a indicar, assim, a sociabilidade humana como uma característica essencial desta criatura.
- O ser humano foi feito para viver na companhia de Deus e do seu semelhante, alguém que compartilhasse a sua existência com o outro, que estabelecesse uma comunhão, uma unidade. Por isso, homem e mulher formavam uma unidade (Gn.2:24), unidade esta que também existia com Deus antes da queda, tanto que um dos objetivos da missão salvífica de Cristo é o restabelecimento desta unidade (Jo.17:21)
- Esta sociabilidade é um dos princípios que norteiam o mundo ético estabelecido por Deus ao homem e temos sempre de levar em conta o outro para podermos atingir os propósitos e objetivos traçados pelo Criador àquele que pôs como coroa da criação sobre a face da Terra.
- Para que haja comunhão, no entanto, mister se faz que se tenha comunicação, pois comunicação é a ação de tornar algo comum, uma operação antecedente e necessária à comunhão.
- Por isso mesmo, a comunicação é algo que se impõe ao ser humano, visto que, para que ele se mantenha em comunhão com o outro, necessário se faz que se comunique com o outro.
- A importância desta comunicação é tanta que o Senhor fez questão de mostrar ao homem a sua habilidade de se comunicar, quando determinou que ele pusesse nome em todos os animais (Gn.2:19,20), sendo fundamental a língua para que se tenha tal comunicação e a língua é tão importante que, quando o Senhor quis desfazer a comunidade única pós-diluviana, confundiu a língua do povo, impedindo, assim, que se mantivesse aquela comunhão que se criara em rebeldia ao Senhor (Gn.11:1-9). 

- Até o final da Idade Média (século XV d.C.), a comunicação entre os homens era demorada e difícil. Os povos, praticamente, somente se comunicavam por intermédio da guerra e do comércio e, como não havia um comércio mundial, muitos povos nem sequer sabiam da existência um do outro. Com o desenvolvimento das grandes navegações e a invenção da imprensa, entretanto, pouco a pouco as nações do mundo puderam manter contacto e as diferentes culturas e civilizações passaram a se entrelaçar.
- Entretanto, o crescimento tecnológico verificado na Europa a partir da chamada Revolução Industrial (movimento histórico iniciado na Inglaterra que significou o nascimento da indústria nos moldes que hoje nós conhecemos, com uso de máquinas cada vez mais potentes, o que levou ao surgimento de grandes populações nas cidades) trouxe um vigoroso desenvolvimento dos meios de comunicação, de tal maneira que, hoje em dia, temos comunicação em tempo real, ou seja, os fatos ocorridos do outro lado do planeta são de nosso conhecimento no exato instante em que estão acontecendo. Tal estado de coisas fez com que o mundo passasse a ser considerado como uma grande aldeia, onde os bilhões de pessoas se comunicam e interagem como as antigas aldeias dos povos primitivos ou as pequenas vilas europeias do final da Idade Média.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.