Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Subsídio Lição 2 - Sal da Terra, Luz do Mundo


 

 

 

INTRODUÇÃO


- Após revelar as qualidades dos Seus discípulos, o Senhor Jesus revela o papel que devem ter eles no mundo em que vivemos.
- Como discípulos do Senhor Jesus, passamos a ser luz do mundo e sal da terra e podemos ser chamados pelo mundo de “cristãos”, ou seja, “parecidos com Cristo”, “semelhantes a Cristo”, “pequenos Cristos”.


I – OS DISCÍPULOS DE CRISTO SÃO TESTEMUNHAS DE JESUS


- Na continuidade do estudo do sermão do monte, vamos hoje estudar o papel que devem ter os discípulos do Senhor Jesus no mundo em que vivem.
- Depois de ter mostrado aos Seus discípulos quais as qualidades que devem eles ostentar, qual é o seu caráter, Cristo mostra que, diante de tais características, Seus discípulos desempenham um papel especial no mundo em que vivem.
- Jesus mostra, claramente, que os Seus discípulos não deveriam se apartar das pessoas, da sociedade, como, aliás, faziam os essênios, um dos grupos religiosos existentes nos dias do ministério terreno do Senhor, que achavam que somente poderiam estar preparados para receber o Messias se se apartassem do convívio social a fim de não se contaminarem com o pecado.
- Cristo mostra aos Seus discípulos que, apesar de, pela fé n’Ele, estarem agora num patamar espiritual superior aos dos demais homens, assim como seu Mestre, que deixou a Sua glória para vir habitar com os homens (Jo.1:14), os cristãos deveriam estar no meio dos homens, para trazer o testemunho de sua salvação, sendo sal da terra e luz do mundo.
- Não devemos desprezar a circunstância de que, durante todo o ministério de Jesus, inclusive durante o episódio em que foi proferido o sermão do monte, dois grupos sempre seguiam a Cristo: a multidão e os Seus discípulos.
- Perceba-se que Jesus viu a multidão e então subiu ao monte das bem-aventuranças para proferir o Seu sermão, tendo sido cercado pelos Seus discípulos (Mt.5:1). Embora o sermão tenha sido proferido aos discípulos, ele também foi ouvido pela multidão que, ao término dele, admirou-se da doutrina do Senhor (Mt.7:28,29).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.