INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre a vida e o ministério de Paulo, analisaremos hoje a sua mensagem.
- A mensagem de Paulo era cristocêntrica.
I – A MENSAGEM DA CRUZ É A ESSÊNCIA DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO
- Na sequência do estudo sobre a vida e o ministério do apóstolo Paulo, analisaremos a mensagem que o apóstolo passou a anunciar assim que se converteu a Cristo no caminho de Damasco.
- É extremamente relevante observar que a primeira atividade que o texto sagrado faz menção a respeito do apóstolo após a sua conversão é a de que logo, em Damasco, pregava a Jesus, que Este era o Filho de Deus (At.9:20).
- Temos, portanto, que, desde o primórdio de sua vida cristã, Paulo não tinha outro assunto, não tinha outro objetivo senão a anunciar a Jesus Cristo e mostrar que Ele é o Filho de Deus.
- Não é por outro motivo que, anos depois, escrevendo aos coríntios, Paulo vá afirmar que nada se propôs saber entre eles senão Jesus Cristo e Este, crucificado (I Co.2:2), como, aliás, é o título da nossa lição.
- Quando Jesus revelou o mistério da Igreja, em Cesareia de Filipe, tal revelação foi a contrapartida da revelação que o Pai havia dado a Pedro de que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt.16:15-18).
- Não há como pertencer à Igreja, fazer dela parte se não se tem a revelação divina de que Jesus é o Cristo e a Igreja, ante esta revelação, não tem o que fazer senão anunciar as virtudes d’Aquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, como nos diria o próprio Pedro (I Pe.2:9,10).
- Pregar o Evangelho é pregar a Cristo, como nos mostram os primeiros pregadores da Igreja no livro de Atos, como Pedro, Estêvão, Filipe e o próprio Paulo.
- E esta centralidade vai acompanhar toda a vida cristã de Paulo que, próximo à sua morte, ao escrever suas últimas epístolas, mais uma vez aponta que a sua mensagem era o “mistério da piedade”, que nada mais é “Aquele que Se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória” (I Tm.3:16) e que se deve sempre buscar a “salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna” (II Tm.2:10).
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