Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Subsídio Lição 13 - Quando Deus restaura o justo

 



INTRODUÇÃO 

- Finalizando o estudo do livro de Jó, veremos a restauração do patriarca, cujo último estado foi melhor que o primeiro. 

- Toda provação tem, por fim, a melhora espiritual do servo de Deus. 

I – JÓ HUMILHA-SE 

- Após mostrar a Sua grandeza a Jó, Deus obtém o objetivo de toda a Sua argumentação: o reconhecimento por Jó da legitimidade da sua provação. Crescendo, assim, espiritualmente, admitindo que o justo pode sofrer se houver um propósito divino, Jó tem cessada a sua provação num momento sublime, em que orava pelos seus amigos. O servo de Deus sempre tem um final feliz se se mantiver fiel ao seu Senhor. - Deus finalizara a segunda bateria de perguntas sem que Jó pudesse respondê-las. O patriarca, atônito, cai em si e verifica que deveria reconhecer a soberania de Deus em termos mais amplos, ou seja, não poderia sequer arvorar-se no direito de querer entender o seu sofrimento. 

- No sofrimento do justo, sempre há um propósito divino que não se pode impedir de ser realizado. Nesta introspeção, Jó elimina todo e qualquer sentimento de autossuficiência e a prova obtém o seu objetivo. Deus, então, faz passar o cativeiro de Jó quando ele orava pelos seus amigos. 

- Deus encerrou a segunda série de perguntas, inquirições que se seguiram à declaração de Jó de que nada era e que nada responderia, pois se tratava de alguém vil e que deveria ficar calado (Jó 40:4), o que, como vimos anteriormente, era insuficiente. 

- Deus não queria apenas que Jó se calasse, mas que reconhecesse que Deus tinha o direito de prová-lo e de que o homem não pode querer contender com Deus quando submetido a uma prova, cujos propósitos sempre são favoráveis e bons para aquele que O servem. 

- Jó, então, após a segunda série de perguntas, atinge o patamar desejado pelo Senhor. Reconhece que Deus é soberano, mas, neste reconhecimento, admite que Deus tem Seus planos e que deles não deve prestar contas a pessoa alguma. 

- Deus tem os Seus planos, que se realizam sem que pessoa alguma possa impedi-los. Deus tem os Seus planos e os homens não devem contender quando Ele os pratica, mas tão somente a eles se submeter e confiar que o melhor está acontecendo para o que é alvo do plano divino. “Bem sei eu que tudo podes e que nenhum dos 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.