Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 23 de junho de 2020

Subsídio Lição 13 - A batalha espiritual e as armas do crente





INTRODUÇÃO 
- Concluindo o estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.6:10-24, que inclui a análise da batalha espiritual e a conclusão da epístola.

- A Igreja está em contínua batalha contra as hostes espirituais da maldade.

I – O FORTALECIMENTO ESPIRITUAL

- Estamos terminando o trimestre e, na última lição, analisaremos o trecho de Ef.6:10-24, que envolve a análise da batalha espiritual e a conclusão da epístola.

- Depois de nos ter falado sobre o comportamento do cristão na família e no trabalho, o apóstolo fala da realidade da batalha espiritual, ou seja, de que a Igreja, embora esteja desfrutando das bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, ainda está na Terra (pelo menos a igreja atuante ou militante) e, enquanto tal, tem de enfrentar uma luta espiritual contra as hostes da maldade.

- É interessante verificar como Paulo não descuida do aspecto espiritual da salvação e da natureza espiritual da Igreja, algo que tem sido negligenciado nestes dias em que vigora o materialismo, inclusive entre os que cristãos se dizem ser.

- Assim, ao iniciar sua carta dizendo das bênçãos espirituais que são as garantidas na salvação (Ef.1:3), bênçãos que antecedem à própria criação do Universo físico, sem se falar que a salvação tem por propósito reunir em Cristo todas as coisas, tanto os céus quanto a terra (Ef.1:10).

- Paulo também mostrou que Cristo, vitorioso, pôs-se à direito nos céus (Ef.1:20) e que o mistério de Cristo se revela pelo Espírito (Ef.3:5), sendo que a igreja revela a multiforme sabedoria de Deus aos principados e potestades nos céus (Ef.3:10), como também o próprio ministério de Cristo na eternidade, fazendo com que a Igreja atuante fosse levada ao Paraíso (Ef.4:9,10).

- Agora, o apóstolo mostra que a Igreja tem uma batalha contra as hostes espirituais da maldade, repetindo, aliás, o que o próprio Senhor Jesus disse quando da própria revelação do mistério da Igreja, ao dizer que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt.16:18).

- O apóstolo inicia esta análise, dizendo que, “no demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder” (Ef.6:10).

- De pronto, vemos aqui uma importante lembrança que nos faz o apóstolo. A vida cristã não tem sentido algum se não tiver como base, como fundamento, como alicerce o Senhor. É nele que podemos nos 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
 
 
 
https://drive.google.com/file/d/1h7fo-k8w8IMui5Mhkuhi4DOuR80gp6RR/view?usp=sharing
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.