Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Ev. Jorge Augusto

quarta-feira, 17 de junho de 2020

SUBSÍDIO Lição 12 - A conduta do crente em relação à família





INTRODUÇÃO - Na sequência do estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos o trecho de Ef.4:17-6:4, em que o apóstolo fala da santidade cristã e dos chamados “deveres domésticos”.

- O modelo bíblico da família reflete a nossa vida espiritual.

I - O NOVO ANDAR EM CRISTO

- O apóstolo Paulo, na parte prática de suas epístolas, sempre se preocupava em aplicar os ensinamentos que havia dado anteriormente, na chamada “parte doutrinária”, ao dia-a-dia dos cristãos, mostrando como aquilo que havia ministrado deveria alterar e modificar o comportamento dos destinatários da sua carta.

- Não nos esqueçamos de que Paulo era o “apóstolo dos gentios” (Rm.11:13) e, portanto, o efeito do Evangelho na vida dos que criam em Jesus era muito maior do que entre os judeus, visto que se tratava de abandono de muitas práticas que estavam arraigadas na vida daquelas pessoas, que nem sequer tinham tido, antes, conhecimento das Escrituras hebraicas que, de certo modo, preparavam a nova aliança em Cristo.

- Por isso, depois de ter ensinado o que era a vivificação em Cristo e que, com ela, se chegava perto de Deus e passava a desfrutar de todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, era mister mostrar como esta nova posição espiritual alterava o comportamento e a conduta de cada um.

- A primeira observação feita por Paulo é que os destinatários da sua carta, os santos e fiéis em Cristo Jesus (Ef.1:2) não podiam andar mais como os outros gentios, na vaidade do seu sentido (Ef.4:17).

- Os destinatários da carta de Paulo não eram mais espiritualmente gentios. Agora pertenciam à Igreja, este novo povo de Deus (Ef.2:14), e, portanto, ainda que se mantivessem, aos olhos dos homens, pertencentes às mais diversas nações existentes sobre a face da Terra, não podiam mais andar como eles, ou seja, tinham de ter uma nova maneira de viver, que é distinta daquela que haviam recebido de seus pais pela tradição (I Pe.1:18).

- Tanto Paulo quanto Pedro caracterizam a vida dos gentios como sendo uma vida vazia. O apóstolo dos gentios diz que se tratava de uma vida caracterizada pela “vaidade do seu sentido”, enquanto que o portador do evangelho da circuncisão fala de “vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais” e isto ecoa o sábio Salomão que, no livro de Eclesiastes, em que descreve a vida terrena na perspectiva puramente horizontal (a “vida debaixo do sol”), como sendo “vaidade de vaidades, tudo é vaidade” (Ec.1:2).

- Deus pôs a eternidade dentro do coração do homem (Ec.3:11 ARA/NAA) e, quando o homem deixa de enxergar esta eternidade, deixa de levar em consideração o seu Criador, que é o Eterno (Is.40:28), cria-se, 


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.


https://drive.google.com/file/d/1y7MkGRRiuNTJ91ciUwjTnlAPEMcKRIQl/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.