Bem Vindo!

Seja bem vindo(a) ao blog oficial da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba. Sua participação e interação através deste blog é muito importante para o nosso trabalho. Deus abençoe!

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical
Coordenador Geral Pb. Marcos Hipólito

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Subsídio Lição 09: O reinado de Davi




INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos livros de Samuel, veremos a subida de Davi ao trono e o início de seu reinado.

- Davi consolidou a unidade israelita e praticamente deu a Israel os limites prometidos por Deus a Abraão.

I – DAVI TORNA-SE REI DE JUDÁ

- Na lição anterior, havíamos deixado Davi na sua cidade de Ziclague, que havia ganhado de Áquis, rei de Gate, ainda sob os louros da vitória conquistada sobre os saqueadores, que haviam sido completamente derrotados (I Sm.30). Davi vencera o teste da oposição e da divisão de seus homens, conseguindo uni-los apesar de todas as dificuldades. Como dissemos naquela lição, ao conseguir unificar e pacificar os seus homens, Davi completou a sua formação como líder, pois teria, como rei, de unificar o povo de Israel, que ingressava numa profunda crise.

- Enquanto Davi perseguia os amalequitas e conseguia vencê-los e ganhar grande despojo como também recuperar não só seu patrimônio e familiares, como os de seus homens, ocorria a guerra entre israelitas e filisteus, aquela guerra que os filisteus não haviam permitido que Davi participasse ao lado do rei de Gate (I Sm.29:6-11).

- Enquanto Davi conseguia a união de seus homens e a vitória sobre os amalequitas, com grande despojo, Israel experimentava uma derrota acachapante. Saul, completamente desorientado, ao perceber que Deus não mais falava com ele, aprofundou-se ainda mais em sua impiedade e foi consultar uma feiticeira, numa verdadeira “sessão espírita”, que é descrita em I Sm.28, texto bíblico que, bem ao contrário do que fazem os espiritualistas, que nele buscam apoio para a invocação de mortos, é a cabal demonstração de que tal atitude é abominável aos olhos do Senhor, só pode ser praticada por quem não agrada a Deus e que, além de tudo, é um ambiente onde, apesar das manifestações sobrenaturais, só há mentira e, quando muito, repetição de palavras que o diabo e seus anjos conhecem por meio de profecias anteriormente divulgadas pelos homens de Deus.

- O fato é que, enquanto Davi tinha acesso ao Senhor, era dirigido por Deus e, apesar das dificuldades, saíase vitorioso, Saul, sem a direção de Deus, tendo consultado espíritos malignos, era completamente derrotado na montanha de Gilboa. Os filisteus, depois de muito tempo, obtinham uma grande vitória sobre Israel, tornando a ocupar parte do território israelita (I Sm.31:7).

- Como se não bastasse a grande vitória filisteia, tanto Saul quanto Jônatas foram mortos na batalha. Saul, temeroso e demonstrando uma covardia muito grande, pediu a seu pajem de armas que o matasse antes que caísse nas mãos dos flecheiros. Ante a recusa do pajem de armas, o próprio Saul tomou a espada e se lançou sobre ela, suicidando-se (I Sm.31:4), se bem que o golpe que se deu não foi suficiente para matá-lo de uma só vez, tendo, no mínimo, o “serviço” sido completado por um amalequita que por ali passava (II Sm.1:9,10), se é que o amalequita falou a verdade a Davi.


Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta.